Quem é Andrey do Amaral? Bibliotecário comunitário, agente literário, professor de literatura, etc

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
Andrey do Amaral (1976), professor de literatura, licenciado em Letras com pós-graduação em Língua Portuguesa, Gestão Cultural, Educação a Distância, Acessibilidade Cultural e um MBA em Marketing. Com seu trabalho, recebeu — entre outros — prêmios da Fundação Biblioteca Nacional (2002), Ministério da Cultura (2008), Fundação Casa de Rui Barbosa (2010), Letras Nordestinas (2011), Rede Solidária Anjos do Amanhã, da Vara de Infância e Juventude do TJDFT (2014) e indicado ao Prêmio Cultura e Cidadania da Secretaria de Cultura do DF (2018), II Prêmio Oliveira Silveira, Fundação Cultural Palmares, 2020. Presta consultoria sobre projetos sociais e editoriais, desenvolvendo produtos nessas áreas. Trabalhou nas Diretorias de Direitos Intelectuais e de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, ambas do MinC. É parecerista de projetos culturais do Ministério da Cultura, das Secretarias de Cultura do Distrito Federal e do Estado do Mato Grosso do Sul e dos municípios de Uruaçu-GO, Campo Grande-MS e Lages-SC. É também agente literário de grandes autores nacionais.

O que fazemos?

Este é nosso Ponto de Leitura, credenciado pelo Ministério da Cultura. O que fazemos aqui? Empréstimo, doação e venda de livros. Agenciamento literário sustentável, pensando em acessibilidade e no fomento cultural. Consultoria e representação. Promoções, matérias, reportagens, indicações, autores agenciados, licitações, prêmios literários, orientação, dicas sobre publicação e muito mais.

Clique no banner e compre na Livraria Cultura

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Revelando autores em braille


É com grande alegria que divulgamos o projeto Revelando autores em braille, da nossa amiga e parceira Dinorá Couto Cançado. Tive uma participação importante neste projeto desde o início de sua concepção. Sou voluntário na Biblioteca Braille de Taguatinga/DF e estarei no evento representando o Ministério da Cultura, em particular, a Diretoria de Livro, Leitura e Literatura. O evento, com total apoio do Instituto Vivo, é organizado pela Biblioteca Braille, referência mundial em inclusão social e case de sucesso sempre citado pelo PNLL (Plano Nacional do Livro e Leitura). O livro já foi publicado em papel e, por longos nove anos, esperamos o livro em braille. Ainda bem que chegou. O convite é aberto a toda a comunidade.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Saca-Rolhas: Audio book

Saca-rolhas: Audio book:

RD Oliveira Lima Taufick, um dos melhores escritores da atualidade, é tri-campeão. Sua obra Saca-rolhas está disponível em e-book, e, em breve, em papel e em audiolivro. Nossos autores são sempre campeões!


Andrey do Amaral
agenciamento e representação

domingo, 28 de novembro de 2010

Ex-Engenheiros do Hawaii, Maltz embarca na literatura com ficção filosófica

Publicação: 27/11/2010, 08:00

Maltz: 'Estamos saindo de um período de tempo e entrando em outro' (Ana Maltz/Divulgação )
Maltz: "Estamos saindo de um período de tempo e entrando em outro"

Admirável mundo novo (1932), a antevisão do escritor inglês Aldous Huxley sobre um mundo desumanizado pela tecnologia, encontrou uma espécie de continuação décadas depois, e pelas mãos de um brasileiro. Carlos Maltz, primeiro baterista e um dos fundadores da banda de Porto Alegre Engenheiros do Hawaii, estreia na ficção com Abilolado mundo novo. “É como um daqueles livros de filosofia antigos, escrito todo em diálogos, só que se passa na internet, saca?”, revela.

Hoje astrólogo e dono de consultório na 412 Norte, Maltz confessa que a experiência musical contribuiu para a construção da narrativa. “Diálogo é música, ritmo, escuta, fala. Eu gosto de banda porque banda é diálogo. Com a minha vivência na banda, aprendi o que é diálogo, esse conhecimento que a gente constrói junto, aprendendo a ouvir, respirar junto”, observa. O livro será lançado hoje, na Livraria Cultura do Shopping CasaPark (SGCV Sul, Lt. 22), às 17h, com pocket show do autor, e às 18h, em sessão de autógrafos.

Abilolado mundo novo descreve o fim “de” um mundo, não o fim “do” mundo, explica Maltz. Para ele, que não se diz nem otimista nem pessimista “e muito menos gremista”, brinca, o mundo está em deslocamento. “Estamos saindo de um período de tempo e entrando em outro. Fim do mundo de peixes e começo do mundo de aquário, mas qualquer um que tenha meio olho pode ver o estado deplorável de decadência moral, cultural, e etc. e tal, em que nos encontramos. Nossa civilização não tem mais mitos nem símbolos vivos. Somos um bando de zumbis sem sonhos. Esse é o fim de um mundo, a morte de uma civilização”, analisa. E profetiza: “Quem tem um olho também pode ver um outro mundo, um outro paradigma científico, religioso, geopolítico, cultural que está começando a botar a cabecinha de fora”.

Fonte: Correio Braziliense, 27/11/2010
.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Dep. José Airton Cirilo (PT-CE) homenageia Moacir C. Lopes

Câmara dos Deputados: Dep. José Airton Cirilo (PT-CE) presta homenagem a Moacir C. Lopes, em 25/11/2010

O SR. PRESIDENTE (Inocêncio Oliveira) - Concedo a palavra ao ilustre Deputado José Airton Cirilo.O SR. JOSÉ AIRTON CIRILO (PT-CE. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu queria inicialmente lamentar o falecimento, no último dia 21, de um grande cearense: o escritor Moacir Costa Lopes, que faleceu, no Rio de Janeiro, aos 83 anos. Grande homem da literatura, autor de várias obras importantes, como o Homem que amava o mar e A ostra e o vento, que foi inclusive adaptada para o cinema, por Walter Lima Júnior. Além do trabalho com literatura, esse escritor cearense fez várias parcerias com músicos, dentre eles Chico Buarque de Holanda.Quero aqui deixar registrados os nossos pêsames à família, à sua esposa, a escritora Eduarda Zandron, a seus filhos Fábio e Saulo e a todos que conheciam esse grande cearense nascido em Quixadá.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Cronograma de lançamento 2010, Carlos MALTZ

Carlos Maltz (fundador, junto com Humberto Gessinger, dos Engenheiros do Hawaii, e ex-baterista da banda) estreia na literatura com Abilolado Mundo Novo (Via Lettera, nov. 2010). Irreverência, bom humor e conhecimento dos assuntos são os diferenciais da obra. Discutindo tabus de maneira simples, o autor fixa o leitor no texto por seu jeito original de fazer literatura. Maltz relata não o fim do mundo, mas o fim de um mundo, onde você pode escapar ou ficar nele. O livro tem sintonia com sua trajetória como músico, astrólogo e psicólogo. Em 2010, a turnê pocket-autógrafos começa em Brasília, seguindo para São Paulo, Rio e Porto Alegre. Em anexo, segue o material de divulgação. Ao final deste e-mail, os contatos da equipe Carlos Maltz.

Hot site: www.abiloladomundonovo.blogspot.com/


Os lançamentos (autógrafos + pocket show):

27/11 – Brasília - Livraria Cultura- Shopping Casa Park
Endereço: SGCV Sul lote 22
17h – pocket show
(entrada 1 kg de alimento não perecível) 18h – sessão de autógrafos

05/12 – São Paulo - Livraria Cultura Shopping Market Place
Endereço: R. Dr. Chucri Zaidan, 902
17h – pocket show (entrada 1 kg de alimento não perecível) /18h – sessão de autógrafos

08/12 – Rio de Janeiro – Espaço Cultural Multifoco
R. Mem de Sá, 126 Lapa
19h – pocket show
20h – sessão de autógrafos

15/12 – Porto Alegre - Livraria Cultura Bourbon Shopping Tela cheia Country
Av. Túlio de Rose, 80 - Loja 302
17h – pocket show (entrada 1 kg de alimento não perecível) / 18h – sessão de autógrafos

Contatos equipe Carlos Maltz:
Ana Maltz: (61) 9961-7778 / (61) 9972-7778 / (61) 3447-1241 http://www.carlosmaltz.com.br/ Agente literário Andrey do Amaral: (61) 8457-7131 http://www.andreydoamaral.com/
Via Lettera: marketing@vialettera.com.br (A/c Roberto Gobatto)

Livraria Cultura: (61) 3410-4033

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Lançamento Nacional, 1º livro de Carlos MALTZ


Morre Moacir C. Lopes, jornal O POVO, 24/11

Crônica publicada no jornal O POVO, de Fortaleza/CE, em 24/11/2010, por Pedro Salgueiro


Moacir nos deixou um legado de mais de 20 livros, dentre eles o famoso A Ostra e o Vento.

Engano, apenas força de expressão. Na verdade apenas (apenas?) faleceu um dos maiores escritores que este sovina Estado produziu. Não morrerá quem deixou uma obra tão grande (em quantidade e qualidade) como Moacir Costa Lopes, que nasceu em Quixadá em 1927, teve uma infância penosa e aventuresca, uma juventude sofrida e viveu grande parte de sua vida no Rio de Janeiro.

Tive o prazer de encontrar com ele em duas ocasiões, no ruge-ruge de uma bienal de livros aqui em Fortaleza, mas antes já havia trocado com ele alguns e-mails referentes a uma entrevista que concederia pra a nossa revista Para Mamíferos. Desde o início se mostrou uma figura maravilhosa, solícita, humilde e disponível. Me foi apresentado pela amiga Susana Frutuoso, que estuda a obra dele.

Não sabíamos que ele já se encontrava doente. Quando convidado para a bienal pelo amigo Raymundo Netto, nada exigiu, apenas sugeriu que com ele viesse um acompanhante, o editor e amigo Andrey do Amaral.

Proferiu palestra sobre seu fazer literário, sempre com muita simpatia e disposição. Depois participou, como ouvinte, de uma mesa que lançaria a revista com sua bela entrevista. Conversou com todos, distribuiu autógrafos e sorrisos. Prometeu entrar em contato quando viesse fazer uma visita ao seu querido Quixadá.

Do escritor, todos o sabíamos grande, mas o que mais me impressionou nele foi sua simplicidade, seu jeito manso e humilde de conversar com todos. O que mais me deixou feliz em conhecê-lo foi saber que pode, sim, um grande artista ser ao mesmo tempo um grande homem. Mesmo que muitos tentem, com suas tristes vidas, demonstrar que não.

Nos deixou um legado de mais de 20 livros, dentre eles o famoso A Ostra e o Vento (filmado por Walter Lima Jr.), o meu predileto O Passageiro da Nau Catarineta, seus contos reunidos em O Navio Morto e outras tentações do mar, e um delicioso Guia Prático de Criação Literária, que guardo de lembrança com seu autógrafo carinhoso.

Cabe a nós, conterrâneos que ele tanto amava, lembrarmos sempre de suas obras e de seu jeito manso.

Obrigado, mestre, pelos seus belos frutos!

PEDRO SALGUEIRO escreve contos e crônicas. Publicou O Peso do Morto, O Espantalho, Brincar com Armas, Dos Valores do Inimigo, Inimigos e Fortaleza Voadora. Organiza uma coletânea de contos fantásticos cearenses e edita, em parceria, as revistas Para Mamíferos e Caos Portátil: um almanaque de contos.

Pedro Salgueiro
pedrosalgueiro64@yahoo.com.br
.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Deputada Gorete (PR-CE), grande admiradora da obra de Moacir C. Lopes

Agradecemos o pronunciamento da Deputada Gorete Pereira sobre a importância de Moacir Costa Lopes no cenário literário nacional, prestando-lhe uma homenagem póstuma. A Dep. Gorete sempre divulgou a obra de Moacir na Câmara Federal.

Obrigado, Gorete.

Andrey do Amaral


A Sra. Deputada GORETE PEREIRA (PR-CE) registra o falecimento do escritor cearense Moacir C. Lopes:

Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados,

É com profundo pesar que registro o falecimento do ilustre escritor cearense Moacir C. Lopes, ocorrido no domingo, 21 de novembro, em casa, vítima de câncer.

Em 2009, tive a oportunidade de homenageá-lo desta Tribuna, quando dos seus 50 anos de carreira literária. Entre os tantos romances de sucesso, vou destacar A Ostra e o Vento, livro adaptado para o cinema nacional por Walter Lima Jr.

Moacir é considerado um dos grandes nomes da literatura brasileira. Jorge Amado o batizou de romancista dos mares, alcunha que ele assumiu como identidade. Toda a obra do escritor é publicada pela Quartet Editora, sendo representada pelo agente literário Andrey do Amaral, que me transmitiu a infausta notícia. Tenho certeza de que os milhares de leitores conquistados por seu texto simples e emocionante, amigos, familiares, enfim, todos trabalharão para que a obra de Moacir permaneça viva.

Senhor Presidente, expresso aqui minhas sinceras condolências aos leitores, amigos e familiares de Moacir C. Lopes (1927 – 2010).

Muito obrigada.

.

Deputado faz homenagem a Moacir C. Lopes

Deputado Ariosto Holanda (PSB/CE) presta homenagem póstuma a Moacir C. Lopes no plenário da Câmara Federal:

Câmara dos Deputados

Sessão do Pequeno Expediente, 23 de novembro de 2010

Senhoras e Senhores Deputados


Ocupo a tribuna dessa casa para registrar as minhas condolências à família, aos amigos e aos leitores do grande escritor cearense Moacir Lopes pelo seu falecimento ocorrido dia 21 de novembro de 2010, em casa, vítima de câncer.

Senhor Presidente, o escritor Moacir conquistou milhares de leitores por seu texto simples e emocionante.

Entre seus tantos romances de sucesso, destaca-se a obra A Ostra e o Vento, que foi adaptada para o cinema nacional por Walter Lima Jr.

Por ser considerado um dos grandes nomes da literatura brasileira, Jorge Amado o batizou de romancista dos mares, alcunha que ele assumiu como identidade

Toda sua obra, publicada pela Quartet Editora, é representada pelo agente literário Andrey do Amaral.

Embora a sua ausência física seja sentida, no entanto, a sua presença permanecerá viva, entre nós, pela sua obra.

Com certeza o seu editor Gláucio Cunha, seu agente literário Andrey do Amaral, seus amigos e familiares trabalharão para que a obra de Moacir Lopes seja imortal.

Nesse momento de saudades, Senhor Presidente, gostaríamos de abraçar a família, amigos e leitores desse grande escritor cearense e dizer que esse pesar é, também, da Câmara dos Deputados.


Deputado Ariosto Holanda

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

PUBLISH NEWS: Morre Moacir C. Lopes

Língua e Literatura
Morre Moacir C. Lopes
PublishNews - 22/11/2010 - Redação

Cearense de Quixadá, Moacir C. Lopes faleceu neste domingo (21), aos 83 anos, vítima de câncer. Ele é autor de A ostra e o vento, livro adaptado para o cinema por Walter Lima Jr, entre tantos outros publicados pela Quartet Editora. Seu agente Andrey do Amaral, o editor Glaucio Cunha, amigos e familiares trabalharão para que sua obra permaneça viva. Para saber mais sobre o escritor, clique aqui.

Moacir C. Lopes e Andrey do Amaral

Em 1999, fui convidado pela Quartet Editora para fazer fichas literárias para os romances de Moacir C. Lopes. O autor, o editor Glaucio Cunha e o conselho editorial gostaram tanto da 1ª ficha que me pediram mais. Eu que já conhecia o trabalho de Moacir fiquei mais maravilhado com os outros títulos que ainda não lera. A partir daí, surgiu uma forte amizade entre mim e Moacir. Tornei-me também seu agente literário. Por 10 anos, esse agenciamento literário nos deu bons frutos e boas histórias.

Perdi mais que um autor, perdi um verdadeiro amigo. A obra de Moacir é publicada pela Quartet Editora.

Moacir, agradeço a sua amizade, carinho e atenção. Aprendi muito com seus ensinamentos. Valeu a pena estar com você. Descanse em paz, meu mestre.

Do seu amigo e agente,

Andrey do Amaral
...

domingo, 21 de novembro de 2010

MCL, escritor imortal 1927 - 2010

G1 noticia o falecimento de Moacir C. Lopes
Quero agradecer as centenas de e-mail que recebi até agora. Todos eles serão enviados em momento oportuno à sua viúva Eduarda Zandron, também escritora.

Andrey do Amaral, agente literário de MCL

Falecimento: Moacir C. Lopes

É com grande pesar que anuncio o falecimento do grande escritor cearense Moacir C. Lopes. Moacir é autor, entre tantos romances de sucesso, de A Ostra e o Vento, livro adaptado para o cinema nacional por Valter Lima Jr. Eu era agente literário de Moacir e representava sua obra. Moacir C. Lopes morreu hoje (21/11) pela manhã no Rio de Janeiro. Ele está descansando e agradece aos milhares de leitores que conquintou durante seus 50 anos de carreira literária. Sua obra é imortal e seus livros são publicados pela Quartet Editora.

Moacir C. Lopes 1927 - 2010 - www.moacirclopes.com.br

Descanse em paz, Moacir. Leia seus textos para Deus; Ele vai adorar.

Andrey do Amaral


Andrey do Amaral
agenciamento e representação

terça-feira, 16 de novembro de 2010

O Lançamento do ano: Abilolado Mundo Novo

Nosso autor Carlos Maltz, ex-Engenheiros do Hawaii, lança seu 1º livro pela Via Lettera (SP). Abaixo seguem as datas do lançamento com pocket show de presente para os leitores. Eu assino as orelhas da obra.

Convite_BSB2.jpg
27/11 – Brasília - Evento Vira Cultura
Livraria Cultura- Shopping Casa Park
Endereço: SGCV Sul lote 22
17h – pocket Show
(entrada 1 kg de alimento não perecível)
18h – sessão de autógrafos

05/12 – São Paulo - Livraria Cultura
Shopping Maket Place
Endereço: R. Dr. Chucri Zaidan, 902
17 h – pocket show
(entrada 1 kg de alimento não perecível)
18h – sessão de autógrafos

08/12 – Rio de Janeiro – Espaço Cultural Multifoco
R. Mem de Sá, 126 Lapa
19h – pocket show
20h – sessão de autógrafos

15/12 – Porto Alegre - Livraria Cultura
Bourbon Shopping Tela cheiaCountry
Av. Túlio de Rose, 80 - Loja 302
17 h – pocket show
(entrada 1 kg de alimento não perecível)
18h – sessão de autógrafos


Andrey do Amaral
agenciamento e representação
.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Ultraje a Rigor: Nós Vamos Invadir sua Praia

Ultraje a Rigor: Nós Vamos Invadir sua Praia, a biografia da banda paulista que estourou nos anos 1980, está em fase final de publicação, com lançamento previsto para janeiro de 2011. Com fotos inéditas do arquivo pessoal dos integrantes da banda e depoimentos exclusivos de músicos como Lobão e Kid Vinil, a obra, assinada pela jornalista Andréa Ascenção (minha autora agenciada), entrará em pré-venda pelo site da editora Belas-Letras com uma promoção especial, que dará um brinde de presente para os primeiros compradores e livros autografados por Roger, o líder do Ultraje.

http://www.belasletras.com.br/noticias_detalhes.php?id=99

É isso aí. Aguardem o livro que promete!

Andrey do Amaral
agenciamento e consultoria