Quem é Andrey do Amaral? Bibliotecário comunitário, agente literário, professor de literatura, etc

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
Andrey do Amaral (1976), professor de literatura, licenciado em Letras com pós-graduação em Língua Portuguesa, Gestão Cultural, Educação a Distância, Acessibilidade Cultural e um MBA em Marketing. Com seu trabalho, recebeu — entre outros — prêmios da Fundação Biblioteca Nacional (2002), Ministério da Cultura (2008), Fundação Casa de Rui Barbosa (2010), Letras Nordestinas (2011), Rede Solidária Anjos do Amanhã, da Vara de Infância e Juventude do TJDFT (2014) e indicado ao Prêmio Cultura e Cidadania da Secretaria de Cultura do DF (2018), II Prêmio Oliveira Silveira, Fundação Cultural Palmares, 2020. Presta consultoria sobre projetos sociais e editoriais, desenvolvendo produtos nessas áreas. Trabalhou nas Diretorias de Direitos Intelectuais e de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, ambas do MinC. É parecerista de projetos culturais do Ministério da Cultura, das Secretarias de Cultura do Distrito Federal e do Estado do Mato Grosso do Sul e dos municípios de Uruaçu-GO, Campo Grande-MS e Lages-SC. É também agente literário de grandes autores nacionais.

O que fazemos?

Este é nosso Ponto de Leitura, credenciado pelo Ministério da Cultura. O que fazemos aqui? Empréstimo, doação e venda de livros. Agenciamento literário sustentável, pensando em acessibilidade e no fomento cultural. Consultoria e representação. Promoções, matérias, reportagens, indicações, autores agenciados, licitações, prêmios literários, orientação, dicas sobre publicação e muito mais.

Clique no banner e compre na Livraria Cultura

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Deputada Gorete (PR-CE), grande admiradora da obra de Moacir C. Lopes

Agradecemos o pronunciamento da Deputada Gorete Pereira sobre a importância de Moacir Costa Lopes no cenário literário nacional, prestando-lhe uma homenagem póstuma. A Dep. Gorete sempre divulgou a obra de Moacir na Câmara Federal.

Obrigado, Gorete.

Andrey do Amaral


A Sra. Deputada GORETE PEREIRA (PR-CE) registra o falecimento do escritor cearense Moacir C. Lopes:

Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados,

É com profundo pesar que registro o falecimento do ilustre escritor cearense Moacir C. Lopes, ocorrido no domingo, 21 de novembro, em casa, vítima de câncer.

Em 2009, tive a oportunidade de homenageá-lo desta Tribuna, quando dos seus 50 anos de carreira literária. Entre os tantos romances de sucesso, vou destacar A Ostra e o Vento, livro adaptado para o cinema nacional por Walter Lima Jr.

Moacir é considerado um dos grandes nomes da literatura brasileira. Jorge Amado o batizou de romancista dos mares, alcunha que ele assumiu como identidade. Toda a obra do escritor é publicada pela Quartet Editora, sendo representada pelo agente literário Andrey do Amaral, que me transmitiu a infausta notícia. Tenho certeza de que os milhares de leitores conquistados por seu texto simples e emocionante, amigos, familiares, enfim, todos trabalharão para que a obra de Moacir permaneça viva.

Senhor Presidente, expresso aqui minhas sinceras condolências aos leitores, amigos e familiares de Moacir C. Lopes (1927 – 2010).

Muito obrigada.

.