Quem é Andrey do Amaral? Bibliotecário comunitário, agente literário, professor de literatura, etc

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Brasília, Distrito Federal, Brazil
Andrey do Amaral (1976), professor de literatura, licenciado em Letras com pós-graduação em Língua Portuguesa, Gestão Cultural, Educação a Distância, Acessibilidade Cultural e um MBA em Marketing. Com seu trabalho, recebeu — entre outros — prêmios da Fundação Biblioteca Nacional (2002), Ministério da Cultura (2008), Fundação Casa de Rui Barbosa (2010), Letras Nordestinas (2011), Rede Solidária Anjos do Amanhã, da Vara de Infância e Juventude do TJDFT (2014) e indicado ao Prêmio Cultura e Cidadania da Secretaria de Cultura do DF (2018), II Prêmio Oliveira Silveira, Fundação Cultural Palmares, 2020. Presta consultoria sobre projetos sociais e editoriais, desenvolvendo produtos nessas áreas. Trabalhou nas Diretorias de Direitos Intelectuais e de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, ambas do MinC. É parecerista de projetos culturais do Ministério da Cultura, das Secretarias de Cultura do Distrito Federal e do Estado do Mato Grosso do Sul e dos municípios de Uruaçu-GO, Campo Grande-MS e Lages-SC. É também agente literário de grandes autores nacionais.

O que fazemos?

Este é nosso Ponto de Leitura, credenciado pelo Ministério da Cultura. O que fazemos aqui? Empréstimo, doação e venda de livros. Agenciamento literário sustentável, pensando em acessibilidade e no fomento cultural. Consultoria e representação. Promoções, matérias, reportagens, indicações, autores agenciados, licitações, prêmios literários, orientação, dicas sobre publicação e muito mais.

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terça-feira, 6 de outubro de 2020

Mostra de Literatura TXT LAB 2 com Andrey do Amaral



Esta é a segunda parte da oficina online TXT LAB, que integra o projeto de inclusão literária: Mostra de Literatura. Este vídeo dois (e também o primeiro) deve ser associado às discussões literárias dos nossos escritores convidados, com abordagem em temas de direitos humanos (direito à justiça, combate à pobreza, direito à educação, dignidade da pessoa humana, direito à participação política, Direito das pessoas com deficiência, inclusão social, Diversidade religiosa, Direito ao trabalho digno, diversidade, Direito da população afrodescendente, Direito da população em situação de rua, Cidadania, Direito à vida e à integridade física, Direitos das mulheres / Direito à saúde, Direitos da população idosa, Direito à cultura Direito à educação). Aprenda com a bibliografia proposta e a debatida. Assista ao vídeo até o final e faça as atividades sugeridas. Envie texto para analisarmos no email mostradeliteratura@gmail.com. 




Como desdobramento da nossa TXT LAB, sua criação literária (conto, crônica ou poesia) poderá entrar em nossa coletânea nos formatos impresso e digital. Crie versos pequenos, poesias curtinhas, histórias sobre sua vida, crônicas. Além da atividades propostas no vídeo, outras podem ser encontradas aqui no blog do curador: http://andreydoamaral.blogspot.com.


Bibliografia complementar ao vídeo sugerida para toda a Mostra de Literatura 

BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. 10a edição. São Paulo: Edições Loyola, 2002. 
CAVALCANTI, Marilda do Couto. Interação leitor-texto: aspectos de interpretação pragmática. São Paulo: Editora da Unicamp, 1989. 
FÁVERO, Leonor; ANDRADE, Maria Lúcia e AQUINO, Zilda. Oralidade e escrita: perspectivas para o ensino de língua materna. 2a edição. São Paulo: Cortez, 2000. 
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 23a edição. São Paulo: Cortez, 1989. 
GNERRE, Maurizzio. Linguagem, escrita e poder. 3a edição. São Paulo: Marins Fontes, 1991. 
KATO, Mary A. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística. 3a edição. São Paulo: Editora Ática, 1990. 
___________ . O aprendizado da leitura. 3a edição. São Paulo: Martins Fontes, 1987. 
KLEIMAN, Ângela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Pontes, 1989. ___________ . Oficina de leitura: teoria e prática. São Paulo: Pontes, 1993. 
KOCH, Ingedore. Argumentação e linguagem. 2a edição. São Paulo: Cortez, 1977. 
___________ . Texto e Coerência. São Paulo: Cortez, 1989. 
MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. São Paulo: Cortez, 2000. ORLANDI, Eni; OTONI, Paulo (orgs.). O texto: leitura e escrita. São Paulo: Pontes, 1988. 
PLATÃO & FIORIN. Lições de texto: leitura e redação. 4a edição. São Paulo: Editora Ática, 2001.