Esta é a segunda parte da oficina online TXT LAB, que integra o projeto de inclusão literária: Mostra de Literatura. Este vídeo dois (e também o primeiro) deve ser associado às discussões literárias dos nossos escritores convidados, com abordagem em temas de direitos humanos (direito à justiça, combate à pobreza, direito à educação, dignidade da pessoa humana, direito à participação política, Direito das pessoas com deficiência, inclusão social, Diversidade religiosa, Direito ao trabalho digno, diversidade, Direito da população afrodescendente, Direito da população em situação de rua, Cidadania, Direito à vida e à integridade física, Direitos das mulheres / Direito à saúde, Direitos da população idosa, Direito à cultura Direito à educação). Aprenda com a bibliografia proposta e a debatida. Assista ao vídeo até o final e faça as atividades sugeridas. Envie texto para analisarmos no email mostradeliteratura@gmail.com.
Como desdobramento da nossa TXT LAB, sua criação literária (conto, crônica ou poesia) poderá entrar em nossa coletânea nos formatos impresso e digital. Crie versos pequenos, poesias curtinhas, histórias sobre sua vida, crônicas. Além da atividades propostas no vídeo, outras podem ser encontradas aqui no blog do curador: http://andreydoamaral.blogspot.com.
Bibliografia complementar ao vídeo sugerida para toda a Mostra de Literatura
BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. 10a edição. São Paulo: Edições Loyola, 2002.
CAVALCANTI, Marilda do Couto. Interação leitor-texto: aspectos de interpretação pragmática. São Paulo: Editora da Unicamp, 1989.
FÁVERO, Leonor; ANDRADE, Maria Lúcia e AQUINO, Zilda. Oralidade e escrita: perspectivas para o ensino de língua materna. 2a edição. São Paulo: Cortez, 2000.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 23a edição. São Paulo: Cortez, 1989.
GNERRE, Maurizzio. Linguagem, escrita e poder. 3a edição. São Paulo: Marins Fontes, 1991.
KATO, Mary A. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística. 3a edição. São Paulo: Editora Ática, 1990.
___________ . O aprendizado da leitura. 3a edição. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
KLEIMAN, Ângela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Pontes, 1989. ___________ . Oficina de leitura: teoria e prática. São Paulo: Pontes, 1993.
KOCH, Ingedore. Argumentação e linguagem. 2a edição. São Paulo: Cortez, 1977.
___________ . Texto e Coerência. São Paulo: Cortez, 1989.
MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. São Paulo: Cortez, 2000. ORLANDI, Eni; OTONI, Paulo (orgs.). O texto: leitura e escrita. São Paulo: Pontes, 1988.
PLATÃO & FIORIN. Lições de texto: leitura e redação. 4a edição. São Paulo: Editora Ática, 2001.