Partindo de uma abordagem humanizada, nossa conversa abordará alguns temas como: regras; conversas para uma literatura acessível; autonomia; responsabilidade coletiva; cidadania; e acolhimento.
1. devemos ser consultados e consultar para estabelecer diálogos. Os escritores com deficiência visual devem estabelecer uma série de círculos organizados ao redor de suas necessidades. Devemos considerar vários momentos para o seu texto: pedagógico, gestão, social, desejo pessoal, carreira. É fundamental ouvir os envolvidos nos processos (leitores, revisor, editor, ilustrador) para que possamos ter sucesso no caminhar editorial.
2. Uma publicação deve atender aos anseios da Sociedade ou território de uma necessidade social. Nós, pessoas com deficiência visual, temos o direito de sermos ouvidos. E um livro repleto de histórias reais é uma forma de realizar essa demanda;
3. A força de uma história (seja em forma de poesia, conto ou crônica) está relacionada à produção que ela entrega para a sociedade, se possui mais relevância social, para isso ela tem que estar em consonância com a sua missão de vida. Então, você pessoa com deficiência visual, qual é a sua missão de vida?
4. As suas criações não podem ser de fora para dentro, elas precisam se concentrar muito nos resultados. Nós precisamos olhar de fora para dentro também; mas, se seu texto fluir de dentro para fora, sua verdade refletirá nos olhos dos seus leitores.
5. O que você produz e o que você oferece para a sociedade e para seus pares? As pessoas, os leitores também querem saber dos anseios, dos sonhos e das necessidades de pessoas com deficiência visual, de surdos, de cadeirantes, etc. Então, eu te pergunto: Como estamos cuidando de nossos pares, das pessoas com as mesmas necessidades que nós? Como está a sua conversa com aquele que está ao seu lado, aquele que tem a mesma necessidade que você?
6. Boas conversas são inspiração para boas histórias (mas nunca esquecendo que sua história deve partir de dentro para fora – ainda que haja uma inspiração externa). Muitos romances, contos, poesias são coleções de conversas. Todas as intervenções iniciais e ações para ideias de textos são faladas. A produção mental do seu texto é conversacional, ou seja, tudo começa em uma boa prosa. A qualidade da conversa determina a qualidade de nossa produção textual. O cuidado com palavra e com a conversa é fundamental para o desenvolvimento organizacional conversacional para só depois sua conversa ou sua história se materializar no papel. Os diferentes atores devem pensar no que estão dizendo, no que está falando, devemos manter um ambiente conversacional saudável, pois as queixas devem ser transformadas em pedidos, o outro deve compreender a demanda e processar isso de modo saudável dentro da estrutura do seu texto. O bom dialogar é um auxiliar essencial ao texto que você produzirá;
7. Além disso, temos processos, regras, normas. Para pensar o uso inteligente dos recursos, de suas histórias, sempre é bom rever as normas gramaticais, mas sem ser tão rígido. A língua falada é peça fundamental para um texto seja mais natural. Veja os livros que separamos em nossa bibliografia recomendada. Vamos colocar essa bibliografia aqui na descrição deste vídeo.
8. Devemos considerar os profissionais como escuta da realidade dentro do nosso processo de criação. Sempre é bom escutar o outro. Isso não significa aceitar a opinião. Mas profissionais do ramo do livro têm mais experiência do que eu e você. Então, como estamos hoje com nosso texto? Você acha que seu texto está pronto? Vamos ouvir os profissionais da cadeia produtiva do livro?
9. Quem está no centro, ou seja, você pessoa com deficiência visual, tende a valorizar as escutas de dentro, ouvir seu coração. Mas lembre-se: escutar o que está à sua volta é importante, necessário e valioso. Temos que escutar todos que pudermos: profissionais, famílias, professores, escritores, colegas... Isso te auxiliará a ter um texto de melhor qualidade.
10. Esses processos todos não são fáceis, mas também não são difíceis. Eu diria que tem algum grau de complexidade, mas eu acredito em você e você vai conseguir escrever e publicar seu texto. Quanto mais começamos utilizar mecanismos em nosso processo de criação, mais leveza e facilidade nos processos de criação teremos. Então pense se alguma coisa te bloqueia. O que te paralisa para escrever? O que acelera, liberta e flexibiliza? Quais são suas facilidades para produzir um texto?
10. Esses processos todos não são fáceis, mas também não são difíceis. Eu diria que tem algum grau de complexidade, mas eu acredito em você e você vai conseguir escrever e publicar seu texto. Quanto mais começamos utilizar mecanismos em nosso processo de criação, mais leveza e facilidade nos processos de criação teremos. Então pense se alguma coisa te bloqueia. O que te paralisa para escrever? O que acelera, liberta e flexibiliza? Quais são suas facilidades para produzir um texto?
11. Ampliar sua leitura com leituras diversas te ajudará com o objetivo de um texto melhor. Escritores que ampliam a oportunidade do saber e do conhecimento, seja técnico ou literário, aumentam a capacidade de excelência na produção textual. Quanto mais informações mais autonomia para o trabalho, isso é fundamental para aumentar a capacidade de produção organizacional. Sem sentido um trabalho não pode ter qualidade. Então me responda: qual é o sentido do seu texto?
12. Precisamos falar de resultados e de produção. Não basta só ter diálogos e pensar no seu texto. É preciso também que sua ideia esteja materializada no papel. É fundamental ter ferramentas, métodos, instrumentos, planos de prioridades para a construção de seu texto. Note que a própria vida, o fato de você existir, já é um grande manual para sua produção textual. É fundamental que possamos ter os resultados que queremos alcançar para produzirmos uma literatura acessível, abordando os direitos humanos e a cidadania. Aprender processos de aplicação de cidadania por meio daquilo que você produziu, com um olhar crítico em relação à sociedade. A sua produção textual deve ser pautada por momentos reflexivos que nos coloque no movimento de pensar sobre o que temos feito para a difusão da literatura produzida por pessoas com deficiência visual;
13. Precisamos fazer a diferença nas vidas de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. Sua literatura vai ser importante para incentivar o trabalho daqueles que estão pensando em escrever. Você será a referência para outras pessoas com deficiência a partir desta Mostra de Literatura. É importante impulsionar os direitos humanos e as suas necessidades como pessoa com deficiência sem cobranças excessivas, sem sobrecargas, estafa, sem constrangimentos, sem silenciamentos, humilhações, é preciso olhar para dentro e perceber que seu texto pode salvar muita gente. Lembre-se: você é referência para quem vem atrás de você.
Leia esse manual orientativo, discuta os pontos com algum colega e crie seu texto abordando os direitos humanos e envie sua criação para mostradeliteratura@gmail.com. Atividade de 4 h/a. Caso seu trabalho seja selecionado, iremos publicá-lo em uma coletânea sem custo algum para o escritor com deficiência visual. Boa sorte!
Leia esse manual orientativo, discuta os pontos com algum colega e crie seu texto abordando os direitos humanos e envie sua criação para mostradeliteratura@gmail.com. Atividade de 4 h/a. Caso seu trabalho seja selecionado, iremos publicá-lo em uma coletânea sem custo algum para o escritor com deficiência visual. Boa sorte!