Quem é Andrey do Amaral? Bibliotecário comunitário, agente literário, professor de literatura, etc

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
Andrey do Amaral (1976), professor de literatura, licenciado em Letras com pós-graduação em Língua Portuguesa, Gestão Cultural, Educação a Distância, Acessibilidade Cultural e um MBA em Marketing. Com seu trabalho, recebeu — entre outros — prêmios da Fundação Biblioteca Nacional (2002), Ministério da Cultura (2008), Fundação Casa de Rui Barbosa (2010), Letras Nordestinas (2011), Rede Solidária Anjos do Amanhã, da Vara de Infância e Juventude do TJDFT (2014) e indicado ao Prêmio Cultura e Cidadania da Secretaria de Cultura do DF (2018), II Prêmio Oliveira Silveira, Fundação Cultural Palmares, 2020. Presta consultoria sobre projetos sociais e editoriais, desenvolvendo produtos nessas áreas. Trabalhou nas Diretorias de Direitos Intelectuais e de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, ambas do MinC. É parecerista de projetos culturais do Ministério da Cultura, das Secretarias de Cultura do Distrito Federal e do Estado do Mato Grosso do Sul e dos municípios de Uruaçu-GO, Campo Grande-MS e Lages-SC. É também agente literário de grandes autores nacionais.

O que fazemos?

Este é nosso Ponto de Leitura, credenciado pelo Ministério da Cultura. O que fazemos aqui? Empréstimo, doação e venda de livros. Agenciamento literário sustentável, pensando em acessibilidade e no fomento cultural. Consultoria e representação. Promoções, matérias, reportagens, indicações, autores agenciados, licitações, prêmios literários, orientação, dicas sobre publicação e muito mais.

Clique no banner e compre na Livraria Cultura

terça-feira, 6 de outubro de 2020

Beatriz Schwab na Mostra de Literatura

Com participação importante para assegurar a equidade entre homens e mulheres, a 8ª edição da Mostra de Literatura recebe Beatriz Schwab, escritora de renome para o cenário literário brasiliense. No vídeo a seguir, Bia, como é conhecida da intimidade, vai falar sobre sua vida e seu trabalho social, auxiliando outras pessoas, principalmente mulheres na luta contra a violência doméstica. Temos, inclusive, a participação especial do gatinho Alok, rsss.Alguns dos tópicos deste vídeo são: 1) a literatura como ajuda, 2) o que é ser escritora? 3) preparos para um texto, 4) quando escrever? e 5) quais os desdobramentos de um livro e 6) outros temas.





Beatriz Schwab nos propõe a contar nossas próprias histórias, sejam reais ou inventadas. Ela nos dá essa dica de ouro para aprimoramento de nossa atuação como cidadão. Conte sua história de vida. Muitas pessoas vão, sim, se interessar por ela. Então, qual é o seu foco como escritor? Escreva sua história resumidamente (máximo de 5 páginas) e envie para mostradeliteratura@gmail.com. Teremos um prazer em conhecer sua história. Se seu texto for aprovado, iremos publicá-lo em coletânea. Mas atenção: publicaremos apenas textos de escritores com deficiência visual. Atividade proposta 3 h.



Bibliografia sugerida para toda a Mostra de Literatura

BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. 10a edição. São Paulo: Edições Loyola, 2002.
CAVALCANTI, Marilda do Couto. Interação leitor-texto: aspectos de interpretação pragmática. São Paulo: Editora da Unicamp, 1989.
FÁVERO, Leonor; ANDRADE, Maria Lúcia e AQUINO, Zilda. Oralidade e escrita: perspectivas para o ensino de língua materna. 2a edição. São Paulo: Cortez, 2000.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 23a edição. São Paulo: Cortez, 1989.
GNERRE, Maurizzio. Linguagem, escrita e poder. 3a edição. São Paulo: Marins Fontes, 1991.
KATO, Mary A. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística. 3a edição. São Paulo: Editora Ática, 1990.
___________ . O aprendizado da leitura. 3a edição. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
KLEIMAN, Ângela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Pontes, 1989.
___________ . Oficina de leitura: teoria e prática. São Paulo: Pontes, 1993.
KOCH, Ingedore. Argumentação e linguagem. 2a edição. São Paulo: Cortez, 1977.
___________ . Texto e Coerência. São Paulo: Cortez, 1989.
MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. São Paulo: Cortez, 2000.
ORLANDI, Eni; OTONI, Paulo (orgs.). O texto: leitura e escrita. São Paulo: Pontes, 1988.
PLATÃO & FIORIN. Lições de texto: leitura e redação. 4a edição. São Paulo: Editora Ática, 2001.