Quem é Andrey do Amaral? Bibliotecário comunitário, agente literário, professor de literatura, etc

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
Andrey do Amaral (1976), professor de literatura, licenciado em Letras com pós-graduação em Língua Portuguesa, Gestão Cultural, Educação a Distância, Acessibilidade Cultural e um MBA em Marketing. Com seu trabalho, recebeu — entre outros — prêmios da Fundação Biblioteca Nacional (2002), Ministério da Cultura (2008), Fundação Casa de Rui Barbosa (2010), Letras Nordestinas (2011), Rede Solidária Anjos do Amanhã, da Vara de Infância e Juventude do TJDFT (2014) e indicado ao Prêmio Cultura e Cidadania da Secretaria de Cultura do DF (2018), II Prêmio Oliveira Silveira, Fundação Cultural Palmares, 2020. Presta consultoria sobre projetos sociais e editoriais, desenvolvendo produtos nessas áreas. Trabalhou nas Diretorias de Direitos Intelectuais e de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, ambas do MinC. É parecerista de projetos culturais do Ministério da Cultura, das Secretarias de Cultura do Distrito Federal e do Estado do Mato Grosso do Sul e dos municípios de Uruaçu-GO, Campo Grande-MS e Lages-SC. É também agente literário de grandes autores nacionais.

O que fazemos?

Este é nosso Ponto de Leitura, credenciado pelo Ministério da Cultura. O que fazemos aqui? Empréstimo, doação e venda de livros. Agenciamento literário sustentável, pensando em acessibilidade e no fomento cultural. Consultoria e representação. Promoções, matérias, reportagens, indicações, autores agenciados, licitações, prêmios literários, orientação, dicas sobre publicação e muito mais.

Clique no banner e compre na Livraria Cultura

domingo, 27 de setembro de 2020

Karla Calasans na Mostra de Literatura

Você já ouviu falar na Teoria dos Afetos? Pesquise, pois essa Teoria tem tudo a ver com a dinâmica da nossa atividade, pois "quando nós escrevemos, nós estamos falando de coisas que nos afetam, que mexem com a gente". Karla Calasans é uma multiartista: é atriz, poeta, artesã, artista plástica, apresentadora; além disso é também produtora cultural e professora de literatura. Ter a presença de uma mulher com o gabarito de Karla Calasans é mais uma motivo para comemorarmos junto à comunidade de pessoas com deficiência visual, público principal da 8ª edição da Mostra de Literatura.



Agora propomos uma atividade de criação literária. Karla explicou no início do vídeo como criou seus poemas. Ela diz como o que ela vivenciava era algo inspirador para um texto. Um dos poemas foi escrito com um fato cotidiano: um simples caminhar no parque. Outro poema foi escrito depois de um espetáculo teatral; outros dois surgiram de uma necessidade de criar... e por aí vai. Inspirado e inspirada nesse lindo vídeo nossa proposta de atividade é que você crie dois textos, um crônica ou conto curto e uma poesia. Olhe o que está ao seu redor e perceba quão rico são as coisas que nos cercam. Atividade proposta de 4 h/a. Envie seu texto para mostradeliteratura@gmail.com e vamos lê-lo com muito carinho. Veja e reveja os diversos poemas escritos por Karla listados abaixo e mãos à obra.

Karla Calasans escreveu os poemas do livro 'Nas bordaduras de um botão', o qual foi transformado no espetáculo 'Botões na rua'. Abaixo reproduzimos a excelência dessa poesia em vídeo: