Quem é Andrey do Amaral? Bibliotecário comunitário, agente literário, professor de literatura, etc

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
Andrey do Amaral (1976), professor de literatura, licenciado em Letras com pós-graduação em Língua Portuguesa, Gestão Cultural, Educação a Distância, Acessibilidade Cultural e um MBA em Marketing. Com seu trabalho, recebeu — entre outros — prêmios da Fundação Biblioteca Nacional (2002), Ministério da Cultura (2008), Fundação Casa de Rui Barbosa (2010), Letras Nordestinas (2011), Rede Solidária Anjos do Amanhã, da Vara de Infância e Juventude do TJDFT (2014) e indicado ao Prêmio Cultura e Cidadania da Secretaria de Cultura do DF (2018), II Prêmio Oliveira Silveira, Fundação Cultural Palmares, 2020. Presta consultoria sobre projetos sociais e editoriais, desenvolvendo produtos nessas áreas. Trabalhou nas Diretorias de Direitos Intelectuais e de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, ambas do MinC. É parecerista de projetos culturais do Ministério da Cultura, das Secretarias de Cultura do Distrito Federal e do Estado do Mato Grosso do Sul e dos municípios de Uruaçu-GO, Campo Grande-MS e Lages-SC. É também agente literário de grandes autores nacionais.

O que fazemos?

Este é nosso Ponto de Leitura, credenciado pelo Ministério da Cultura. O que fazemos aqui? Empréstimo, doação e venda de livros. Agenciamento literário sustentável, pensando em acessibilidade e no fomento cultural. Consultoria e representação. Promoções, matérias, reportagens, indicações, autores agenciados, licitações, prêmios literários, orientação, dicas sobre publicação e muito mais.

Clique no banner e compre na Livraria Cultura

sábado, 26 de setembro de 2020

José Carlos Vieira na Mostra de Literatura

A grande atração da 8ª edição da Mostra de Literatura é o ilustre jornalista e escritor José Carlos Vieira, muito atuante no campo do jornalismo cultural do Distrito Federal. Para nós é uma honra tê-lo entre nossos convidados. É apaixonante ouvir o Zé, como carinhosamente é chamado. Agora ele é da Mostra de Literatura também. Então, é isso! Fala, Zé! 



Uma alegria imensa termos o poeta José Carlos Vieira entre nós. O simples e o profundo em palavras doces do poeta. Como proposta de exercício da nossa TXT Lab, crie versos pequenos, poesias curtinhas. Atividade proposta de 2 h/a. Se você se sentir à vontade, poste aqui nos comentários a sua criação poética. Envie seu texto para mostradeliteratura@gmail.com que vamos apreciá-lo com carinho.


Bibliografia sugerida para toda a Mostra de Literatura

BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. 10a edição. São Paulo: Edições Loyola, 2002.
CAVALCANTI, Marilda do Couto. Interação leitor-texto: aspectos de interpretação pragmática. São Paulo: Editora da Unicamp, 1989.
FÁVERO, Leonor; ANDRADE, Maria Lúcia e AQUINO, Zilda. Oralidade e escrita: perspectivas para o ensino de língua materna. 2a edição. São Paulo: Cortez, 2000.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 23a edição. São Paulo: Cortez, 1989.
GNERRE, Maurizzio. Linguagem, escrita e poder. 3a edição. São Paulo: Marins Fontes, 1991.
KATO, Mary A. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística. 3a edição. São Paulo: Editora Ática, 1990.
___________ . O aprendizado da leitura. 3a edição. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
KLEIMAN, Ângela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Pontes, 1989.
___________ . Oficina de leitura: teoria e prática. São Paulo: Pontes, 1993.
KOCH, Ingedore. Argumentação e linguagem. 2a edição. São Paulo: Cortez, 1977.
___________ . Texto e Coerência. São Paulo: Cortez, 1989.
MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. São Paulo: Cortez, 2000.
ORLANDI, Eni; OTONI, Paulo (orgs.). O texto: leitura e escrita. São Paulo: Pontes, 1988.
PLATÃO & FIORIN. Lições de texto: leitura e redação. 4a edição. São Paulo: Editora Ática, 2001.