Quem é Andrey do Amaral? Bibliotecário comunitário, agente literário, professor de literatura, etc

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
Andrey do Amaral (1976), professor de literatura, licenciado em Letras com pós-graduação em Língua Portuguesa, Gestão Cultural, Educação a Distância, Acessibilidade Cultural e um MBA em Marketing. Com seu trabalho, recebeu — entre outros — prêmios da Fundação Biblioteca Nacional (2002), Ministério da Cultura (2008), Fundação Casa de Rui Barbosa (2010), Letras Nordestinas (2011), Rede Solidária Anjos do Amanhã, da Vara de Infância e Juventude do TJDFT (2014) e indicado ao Prêmio Cultura e Cidadania da Secretaria de Cultura do DF (2018), II Prêmio Oliveira Silveira, Fundação Cultural Palmares, 2020. Presta consultoria sobre projetos sociais e editoriais, desenvolvendo produtos nessas áreas. Trabalhou nas Diretorias de Direitos Intelectuais e de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, ambas do MinC. É parecerista de projetos culturais do Ministério da Cultura, das Secretarias de Cultura do Distrito Federal e do Estado do Mato Grosso do Sul e dos municípios de Uruaçu-GO, Campo Grande-MS e Lages-SC. É também agente literário de grandes autores nacionais.

O que fazemos?

Este é nosso Ponto de Leitura, credenciado pelo Ministério da Cultura. O que fazemos aqui? Empréstimo, doação e venda de livros. Agenciamento literário sustentável, pensando em acessibilidade e no fomento cultural. Consultoria e representação. Promoções, matérias, reportagens, indicações, autores agenciados, licitações, prêmios literários, orientação, dicas sobre publicação e muito mais.

Clique no banner e compre na Livraria Cultura

sábado, 26 de setembro de 2020

Aguinaldo Tadeu na Mostra de Literatura

O contador de causos Aguinaldo Tadeu divertiu nossa Mostra de Literatura com trechos engraçadíssimos de seus contos e histórias de Minas Gerais. Além de falar sobre sua carreira literária, o escritor nos deu dicas para escrever contos e poesias. Veja no vídeo:


Como atividades propostas de escrita criativa, Aguinaldo Tadeu propõe colocar o livro na rotina de sua vida, de modo que você se habitue e ter "convivência" com o objeto livro. Este foi o primeiro pedido dele. O segundo pedido é também uma reflexão: "E se..." como enfatizou o autor convidado. Vamos, então, fazer um exercício para poesia, pegando um elemento à sua volta. objetos simples: um copo, a televisão, o café de rapadura. A partir de uma observação, registre em versos o que esses objetos podem representar pra você (atividade proposta de 1,5 h/a). E agora vamos fazer um exercício para a prosa? E se... qual é o "e se..." que você vai adaptar na sua história? Crie um texto baseado em algum acontecimento da sua infância ou de alguma situação que de marcou (atividade proposta de 2,5 h/a). Feita sua criação literária, envie seu texto para mostradeliteratura@gmail.com

Tempo de atividade: 4 h/a.


Bibliografia sugerida para toda a Mostra de Literatura

BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. 10a edição. São Paulo: Edições Loyola, 2002. 
CAVALCANTI, Marilda do Couto. Interação leitor-texto: aspectos de interpretação pragmática. São Paulo: Editora da Unicamp, 1989. 
FÁVERO, Leonor; ANDRADE, Maria Lúcia e AQUINO, Zilda. Oralidade e escrita: perspectivas para o ensino de língua materna. 2a edição. São Paulo: Cortez, 2000. 
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 23a edição. São Paulo: Cortez, 1989. 
GNERRE, Maurizzio. Linguagem, escrita e poder. 3a edição. São Paulo: Marins Fontes, 1991. 
KATO, Mary A. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística. 3a edição. São Paulo: Editora Ática, 1990. 
___________ . O aprendizado da leitura. 3a edição. São Paulo: Martins Fontes, 1987. 
KLEIMAN, Ângela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Pontes, 1989. 
___________ . Oficina de leitura: teoria e prática. São Paulo: Pontes, 1993. 
KOCH, Ingedore. Argumentação e linguagem. 2a edição. São Paulo: Cortez, 1977. 
___________ . Texto e Coerência. São Paulo: Cortez, 1989. 
MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. São Paulo: Cortez, 2000. 
ORLANDI, Eni; OTONI, Paulo (orgs.). O texto: leitura e escrita. São Paulo: Pontes, 1988. 
PLATÃO & FIORIN. Lições de texto: leitura e redação. 4a edição. São Paulo: Editora Ática, 2001.