O contador de causos Aguinaldo Tadeu divertiu nossa Mostra de Literatura com trechos engraçadíssimos de seus contos e histórias de Minas Gerais. Além de falar sobre sua carreira literária, o escritor nos deu dicas para escrever contos e poesias. Veja no vídeo:
Como atividades propostas de escrita criativa, Aguinaldo Tadeu propõe colocar o livro na rotina de sua vida, de modo que você se habitue e ter "convivência" com o objeto livro. Este foi o primeiro pedido dele. O segundo pedido é também uma reflexão: "E se..." como enfatizou o autor convidado. Vamos, então, fazer um exercício para poesia, pegando um elemento à sua volta. objetos simples: um copo, a televisão, o café de rapadura. A partir de uma observação, registre em versos o que esses objetos podem representar pra você (atividade proposta de 1,5 h/a). E agora vamos fazer um exercício para a prosa? E se... qual é o "e se..." que você vai adaptar na sua história? Crie um texto baseado em algum acontecimento da sua infância ou de alguma situação que de marcou (atividade proposta de 2,5 h/a). Feita sua criação literária, envie seu texto para mostradeliteratura@gmail.com
Tempo de atividade: 4 h/a.
Bibliografia sugerida para toda a Mostra de Literatura
BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. 10a edição. São Paulo: Edições Loyola, 2002.
CAVALCANTI, Marilda do Couto. Interação leitor-texto: aspectos de interpretação pragmática. São Paulo: Editora da Unicamp, 1989.
FÁVERO, Leonor; ANDRADE, Maria Lúcia e AQUINO, Zilda. Oralidade e escrita: perspectivas para o ensino de língua materna. 2a edição. São Paulo: Cortez, 2000.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 23a edição. São Paulo: Cortez, 1989.
GNERRE, Maurizzio. Linguagem, escrita e poder. 3a edição. São Paulo: Marins Fontes, 1991.
KATO, Mary A. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística. 3a edição. São Paulo: Editora Ática, 1990.
___________ . O aprendizado da leitura. 3a edição. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
KLEIMAN, Ângela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Pontes, 1989.
___________ . Oficina de leitura: teoria e prática. São Paulo: Pontes, 1993.
KOCH, Ingedore. Argumentação e linguagem. 2a edição. São Paulo: Cortez, 1977.
___________ . Texto e Coerência. São Paulo: Cortez, 1989.
MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. São Paulo: Cortez, 2000.
ORLANDI, Eni; OTONI, Paulo (orgs.). O texto: leitura e escrita. São Paulo: Pontes, 1988.
PLATÃO & FIORIN. Lições de texto: leitura e redação. 4a edição. São Paulo: Editora Ática, 2001.