No Blog da biblioteca itinerante, você encontrará notícias sobre nosso trabalho sociocultural, novidades dos escritores agenciados, projetos culturais, livros, contação de histórias, etc. Somos credenciados como Ponto de Leitura pelo Ministério da Cultura (DOU, nª 248, pág 110, seção 1, de 22 de dez. de 2008). Obrigado pela visita. Conheça também nossa página na internet www.andreydoamaral.com / Instagram: https://www.instagram.com/mostradeliteraturadf/
Quem é Andrey do Amaral? Bibliotecário comunitário, agente literário, professor de literatura, etc
- Andrey do Amaral
- Brasília, Distrito Federal, Brazil
- Andrey do Amaral (1976), professor de literatura, licenciado em Letras com pós-graduação em Língua Portuguesa, Gestão Cultural, Educação a Distância, Acessibilidade Cultural e um MBA em Marketing. Com seu trabalho, recebeu — entre outros — prêmios da Fundação Biblioteca Nacional (2002), Ministério da Cultura (2008), Fundação Casa de Rui Barbosa (2010), Letras Nordestinas (2011), Rede Solidária Anjos do Amanhã, da Vara de Infância e Juventude do TJDFT (2014) e indicado ao Prêmio Cultura e Cidadania da Secretaria de Cultura do DF (2018), II Prêmio Oliveira Silveira, Fundação Cultural Palmares, 2020. Presta consultoria sobre projetos sociais e editoriais, desenvolvendo produtos nessas áreas. Trabalhou nas Diretorias de Direitos Intelectuais e de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, ambas do MinC. É parecerista de projetos culturais do Ministério da Cultura, das Secretarias de Cultura do Distrito Federal e do Estado do Mato Grosso do Sul e dos municípios de Uruaçu-GO, Campo Grande-MS e Lages-SC. É também agente literário de grandes autores nacionais.
O que fazemos?
Clique no banner e compre na Livraria Cultura
terça-feira, 30 de novembro de 2021
TXT Lab 2
sexta-feira, 26 de novembro de 2021
TXT Lab 1
Em nossa oficina TXT Lab, iremos conhecer sentimentos, sabores, tatos e o mundo ao nosso redor. Por meio da palavra escrita e falada (oralidade), vamos criar perspectivas em figuras de linguagem para enriquecimento da narrativa.
Para nos orientar nessa pequena jornada, teremos a companhia de Andrey do Amaral, professor de Língua Portuguesa e Literatura, também escritor com muitos prêmios literários, finalista duas vezes do Prêmio Jabuti.
Na oficina TXT Lab, vamos aprender conceitos básicos de estrutura de texto e construí-los com coesão e coerência. Passo a passo, faremos textos juntos, explorando técnicas de escrita profissional para desbloquear barreiras criativas e desenvolver habilidades para uma redação fluida para leitores exigentes. Este evento é acessível com audiodescrição e LIBRAS para acolhimento e participação de pessoas com deficiência.
quarta-feira, 24 de novembro de 2021
Day 2 - Mostra de Literatura Inclusiva
Chegando o segundo dia! Nossa Mostra de Literatura* sempre foi inclusiva e acessível. Além disso, debatemos assuntos necessários para a sociedade como violência contra a mulher, acessibilidade, acesso, sexualidade, entre outros. Temos uma escritora que trata de temas sobre o feminismo, um autor cego e uma ativista. A temática da 9ª edição é Território e Cidades, entrelaçadas aos Direitos Humanos e acesso à literatura. Este evento é acessível com audiodescrição e LIBRAS para acolhimento e participação de pessoas com deficiência.
*A participação dos escritores pode sofrer alteração de última hora. Para evitar danos ao público, sempre convidamos debatedores extras como é o caso do banner 3.
Autores e livros
Você conhece nossos escritores? Se sim, já sabe que a Mostra de Literatura é um espaço plural para troca de saberes e conhecimentos. Se não, estar com pensadores contemporâneos é uma maneira de se integrar a um coletivo que traz a reflexão por meio da literatura, tendo como tema desta edição, nosso território e nossas cidades, ou seja, o que podemos fazer culturalmente para desenvolvermos as cidades. Já demos, inclusive, diversas ideias para a Administração de Taguatinga, com a brilhante gestão do Bispo Renato Andrade. A Mostra de Literatura é impar, é diferente, é inclusiva, é acolhedora. Além disso tudo, pensamos em coletivo para o melhor de todos. Comunidade engajada em resolver problemas e propor soluções viáveis. A Literatura tem esse poder, ainda desconhecidos por todos. É isso que nossa Mostra proporciona. Este evento é acessível com audiodescrição e LIBRAS para acolhimento e participação de pessoas com deficiência.
Evento grátis.
Vídeo Mostra de Literatura:
#PraCegoVer: Card de fundo azul escuro com círculos de imagens e informativos. No canto superior esquerdo, logotipo oficial da Mostra de Literatura e um livro aberto acima deste nome. Ao lado e mais acima centralizado, outro circulo de fundo azul escrito 9ª edição Território e Cidades. No centro um círculo grande verde-água com informações de data, horário e local do evento. Num semicírculo na base inferior do banner, os dizeres 'Este projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal'. Abaixo desta frase, consta: Realização Andrey do Amaral, agente literário. E ao lado os logos do FAC, Secretaria de Cultura e Economia Criativa e do GDF.
terça-feira, 23 de novembro de 2021
Estreia. Mostra de Literatura - 9ª edição
Mais uma edição da Mostra de Literatura, o evento literário mais charmoso (e mais copiado) do DF. No primeiro dia de bate-papo, quatro escritores se apresentam na Mostra de 2021, com mediação do professor Andrey do Amaral. Na abertura, estarão durante um dia cheio de cultura e informação Karla Calasans, José Carlos Vieira, Aguinaldo Tadeu e Ana Maria Freitas Coelho debatem com o público temáticas diversas como ficção, textos técnicos e jornalísticos, contação de histórias, narrativas e dicas de como escrever e publicar. O evento é gratuito e acessível. Teremos a presença confirmada de escritores cegos e outras pessoas com deficiência, além do público geral interessado em literatura. É preciso usar máscara de proteção. No local há álcool em gel disponível e respeitaremos o distanciamento social com número limitado de participantes. Este evento é acessível com audiodescrição e LIBRAS para acolhimento e participação de pessoas com deficiência.
Banner 1 #PraCegoVer: Card de fundo azul escuro com círculos de imagens e informativos. No canto esquerdo foto da atriz Karla Calasns. Circulo centralizado acima com o logo oficial do projeto escrito Mostra de Literatura e um livro aberto acima deste nome. Ao lado e mais acima à direita, outro circulo escrito 9ª edição Território e Cidades. No centro um círculo verde-água grande escrito Quem conta um conto e a arte dos botões e informações de data, horário e local do evento. Num semicírculo na base inferior do banner, os dizeres 'Este projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal'. Abaixo desta frase, consta: Realização Andrey do Amaral, agente literário. E ao lado os logos do FAC, Secretaria de Cultura e Economia Criativa e do GDF.
Banner 2 #PraCegoVer: Card de fundo azul escuro com círculos de imagens e informativos. No canto esquerdo foto do jornalista e escritor José Carlos Vieira. Circulo centralizado acima com o logo oficial do projeto escrito Mostra de Literatura e um livro aberto acima deste nome. Ao lado e mais acima à direita, outro circulo escrito 9ª edição Território e Cidades. No centro um círculo verde-água grande escrito O olhar jornalístico na ficção e informações de data, horário e local do evento. Num semicírculo na base inferior do banner, os dizeres 'Este projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal'. Abaixo desta frase, consta: Realização Andrey do Amaral, agente literário. E ao lado os logos do FAC, Secretaria de Cultura e Economia Criativa e do GDF.
Banner 3 #PraCegoVer: Card de fundo azul escuro com círculos de imagens e informativos. No canto esquerdo foto do escritor Aguinaldo Tadeu. Circulo centralizado acima com o logo oficial do projeto escrito Mostra de Literatura e um livro aberto acima deste nome. Ao lado e mais acima à direita, outro circulo escrito 9ª edição Território e Cidades. No centro um círculo verde-água grande escrito O conto popular e informações de data, horário e local do evento. Num semicírculo na base inferior do banner, os dizeres 'Este projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal'. Abaixo desta frase, consta: Realização Andrey do Amaral, agente literário. E ao lado os logos do FAC, Secretaria de Cultura e Economia Criativa e do GDF.
Banner 4 #PraCegoVer: Card de fundo azul escuro com círculos de imagens e informativos. No canto esquerdo foto da escritora Ana Maria Freitas Coelho. Circulo centralizado acima com o logo oficial do projeto escrito Mostra de Literatura e um livro aberto acima deste nome. Ao lado e mais acima à direita, outro circulo escrito 9ª edição Território e Cidades. No centro um círculo verde-água grande escrito Literatura técnica e técnica literária e informações de data, horário e local do evento. Num semicírculo na base inferior do banner, os dizeres 'Este projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal'. Abaixo desta frase, consta: Realização Andrey do Amaral, agente literário. E ao lado os logos do FAC, Secretaria de Cultura e Economia Criativa e do GDF.
terça-feira, 16 de novembro de 2021
Cinema e debate em Taguatinga
O Transversalidades promove, não apenas acesso à cultura por meio do cinema, mas também cidadania, inclusão e interação. Os audiovisuais são curtas e médias metragens, podendo ser ficção ou documentários com temas sobre Direitos Humanos. Em todas as sessões há audiodescrição ou algum outro recurso acessível para pessoas com deficiência.
O Cineclube, realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, é dirigido pela produtora Fernanda Carvalho, que já recebeu em seu cineclube a Mostra de Cinema e Direitos Humanos, o Festival Gira Curta, entre outros; a produtora cultural tem parceria com algumas distribuidoras, como a Inquieta e a Taturana. O Transversalidades é filiado ao Conselho Nacional de Cineclubistas e recebeu prêmios por sua atuação social.
Todas as sessões são gratuitas e abertas ao público. Mais detalhes sobre o projeto e os filmes a serem exibidos, acesse: https://transversalidadespontodecultura.blogspot.com/ ou envie e-mail para transversalidades.cultura@gmail.com.