Quem é Andrey do Amaral? Bibliotecário comunitário, agente literário, professor de literatura, etc

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
Andrey do Amaral (1976), professor de literatura, licenciado em Letras com pós-graduação em Língua Portuguesa, Gestão Cultural, Educação a Distância, Acessibilidade Cultural e um MBA em Marketing. Com seu trabalho, recebeu — entre outros — prêmios da Fundação Biblioteca Nacional (2002), Ministério da Cultura (2008), Fundação Casa de Rui Barbosa (2010), Letras Nordestinas (2011), Rede Solidária Anjos do Amanhã, da Vara de Infância e Juventude do TJDFT (2014) e indicado ao Prêmio Cultura e Cidadania da Secretaria de Cultura do DF (2018), II Prêmio Oliveira Silveira, Fundação Cultural Palmares, 2020. Presta consultoria sobre projetos sociais e editoriais, desenvolvendo produtos nessas áreas. Trabalhou nas Diretorias de Direitos Intelectuais e de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, ambas do MinC. É parecerista de projetos culturais do Ministério da Cultura, das Secretarias de Cultura do Distrito Federal e do Estado do Mato Grosso do Sul e dos municípios de Uruaçu-GO, Campo Grande-MS e Lages-SC. É também agente literário de grandes autores nacionais.

O que fazemos?

Este é nosso Ponto de Leitura, credenciado pelo Ministério da Cultura. O que fazemos aqui? Empréstimo, doação e venda de livros. Agenciamento literário sustentável, pensando em acessibilidade e no fomento cultural. Consultoria e representação. Promoções, matérias, reportagens, indicações, autores agenciados, licitações, prêmios literários, orientação, dicas sobre publicação e muito mais.

Clique no banner e compre na Livraria Cultura

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

6ª Mostra de Literatura na Estrutural

No próximo domingo, 24, a Cidade Estrutural receberá a 6ª Mostra de Literatura, patrocinada pelo Fundo da Arte e da Cultura e pela Secretaria de Cultura do Distrito Federal, do GDF.

Nossa biblioteca comunitária tem a preocupação e a missão de incentivar a leitura com a promoção do livro e da boa literatura. Desenvolver ações culturais fora dos grandes centros é uma forma de promover a cidadania, incluindo as pessoas nesse maravilhoso universo das histórias, dos livros e dos direitos humanos. A continuidade do nosso evento, que já está na 6ª edição, tem a preocupação de dar acesso à literatura em áreas vulneráveis tanto social quanto culturalmente. Trabalhamos com os valores das pessoas, mesclando literatura com os direitos humanos. Em 2018, a Mostra de Literatura - um projeto da biblioteca comunitária Andrey do Amaral - foi indicada ao Prêmio Jabuti e ficou entre os 10 finalistas de iniciativas de todo o Brasil.





Os escritores parceiros do projeto foram selecionados pela curadoria do agente literário Andrey do Amaral. O critério foram suas atuações e reconhecimentos enquanto artistas. O destaque deles na sociedade é fator fundamental para que nosso público-alvo, geralmente de baixa renda, perceba que há diversas possibilidades para melhoria de vida para um futuro melhor em sociedade, sendo o participante um elemento de difusão de tudo aquilo que foi debatido na atividades.

Temos dentro da Mostra uma exposição de revistas raras e palestras sobre os temas dos direitos humanos (políticas para mulheres, pessoa com deficiência, igualdade racial, crianças e adolescentes, diversidade religiosa, população em situação de rua,entre outros). Além disso, temos uma apresentação cênica da atriz-poeta Karla Calasans com uma reflexão o eu-interior para o respeito da diversidade do próximo. Assim, o público encontra uma circulação de ideias, promovendo os direitos humanos com a participação de escritores premiados e com destaques em suas áreas de atuação.

Quem ganha? É a sociedade.