Quem é Andrey do Amaral? Bibliotecário comunitário, agente literário, professor de literatura, etc

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
Andrey do Amaral (1976), professor de literatura, licenciado em Letras com pós-graduação em Língua Portuguesa, Gestão Cultural, Educação a Distância, Acessibilidade Cultural e um MBA em Marketing. Com seu trabalho, recebeu — entre outros — prêmios da Fundação Biblioteca Nacional (2002), Ministério da Cultura (2008), Fundação Casa de Rui Barbosa (2010), Letras Nordestinas (2011), Rede Solidária Anjos do Amanhã, da Vara de Infância e Juventude do TJDFT (2014) e indicado ao Prêmio Cultura e Cidadania da Secretaria de Cultura do DF (2018), II Prêmio Oliveira Silveira, Fundação Cultural Palmares, 2020. Presta consultoria sobre projetos sociais e editoriais, desenvolvendo produtos nessas áreas. Trabalhou nas Diretorias de Direitos Intelectuais e de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, ambas do MinC. É parecerista de projetos culturais do Ministério da Cultura, das Secretarias de Cultura do Distrito Federal e do Estado do Mato Grosso do Sul e dos municípios de Uruaçu-GO, Campo Grande-MS e Lages-SC. É também agente literário de grandes autores nacionais.

O que fazemos?

Este é nosso Ponto de Leitura, credenciado pelo Ministério da Cultura. O que fazemos aqui? Empréstimo, doação e venda de livros. Agenciamento literário sustentável, pensando em acessibilidade e no fomento cultural. Consultoria e representação. Promoções, matérias, reportagens, indicações, autores agenciados, licitações, prêmios literários, orientação, dicas sobre publicação e muito mais.

Clique no banner e compre na Livraria Cultura

quinta-feira, 30 de junho de 2016

Lançamento do Vestindo Cultura 2016

O Projeto Vestindo Cultura chega na quarta edição mesclando cinema, literatura, moda e entretenimento. Patrocinado pela Secretaria de Cultura do DF, por meio do Fundo de Apoio à Cultura, trata-se de um projeto de literatura que se mistura à moda, promovendo o incentivo à leitura e o acesso aos livros. A programação deste ano inclui palestras, seminários, exibição de documentário e desfile de moda com figurinos baseados em livros de gêneros diversos de escritores agenciados por Andrey do Amaral.

A abertura do projeto acontece no dia 30 de junho, às 19h30, no teatro do Brasília Shopping, com a apresentação do documentário Dior e Eu, com Jennifer Lawrence e Sharon Stone, dirigido por Frederic Tcheng. A apresentação ocorre dentro da programação do CineCult, com curadoria de Iria Martins, e tem entrada franca.

Para receber os convidados, uma modelo da agência Scouting estará caracterizada como a atriz do filme, vestindo uma recriação de Dior assinada pelo estilista André Kalagry que também estará no evento para apresentar a criação.

O filme propõe um olhar interno do mundo da moda: ele mostra o que acontece nos bastidores da alta costura e as tensões e desafios para a realização do primeiro desfile comandado pelo estilista Raf Simons que tinha apenas oito semanas para criar e planejar todos os detalhes da apresentação.

Mídias sobre esta 4ª edição (clique nos nomes abaixo para abrir as reportagens):


Andrey do Amaral
Agenciamento literário e representação

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Literatura na Estrutural

Ações descentralizadas são o foco do coletivo Transversalidades. Trabalhar com cultura em espaços alternativos, levando acesso de literatura, artesanato, audiovisual, é promover cidadania. Neste momento, o coletivo escolheu a Cidade Estrutural para receber atividades de cultura em debates literários. Com o apoio da Secretaria de Cultura do Distrito Federal, por meio do patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), essa atividade literária promove o empoderamento e a troca de saberes fora dos centros urbanos com a participação de escritores. 

Transversalidades trabalha a cultura em locais de vulnerabilidade social com a participação ativa do morador local, sendo ele parte do processo de construção das discussões literárias e não como mero expectador.  A escritora Clotilde Chaparro, que prontamente aceitou o convite, estará também presente no debate, palestrando sobre mulher e formas de violência - tema de sua obra. A mesa será mediada pelo agente literário Andrey do Amaral. 

O evento é público e gratuito, dia 09/07, às 10h, na Associação São Francisco de Assis, Estrutural-DF. Contato e informações: transversalidades.cultura@gmail.com / (61) 9.8457-7131.
.
Andrey do Amaral
Agenciamento literário e representação


sexta-feira, 24 de junho de 2016

RIP Marylene Kern

Estamos de luto. Marylene Kern, a produtora que escolhemos para nos auxiliar no Vestindo Cultura faleceu hoje (24/06). Ela estava conosco desde a 2ª edição do projeto. Descanse em paz. Conforto à família e amigos.
 
 
Andrey do Amaral
Agenciamento literário e representação



quarta-feira, 22 de junho de 2016

Prêmio Innovare 2016

Estivemos nesta quarta-feira (dia 22) na Biblioteca Braille Dorina Nowill em uma roda de bate-papo para falar de projetos sociais de acessibilidade cultural e inclusão a pessoas com deficiência. Os projetos do agente literário Andrey do Amaral estiveram na roda de debates por sua capilaridade. Entre os citados, estão o projeto Leitura para Todos (que recebeu o prêmio Machado de Assis, 2008) e o Segunda Chance (que recebeu o prêmio da Vara da Infância e Juventude do TJDFT, 2014). Discutiu-se também a possibilidade de uma mostra de cinema nas 26 bibliotecas do Distrito Federal, a convite da Diretora de Bibliotecas Graça Pimentel. Como convidada também participará da mostra como debatedora sobre a questão da mulher a escritora premiada Clotilde Chaparro, autora do best seller Duzinda (Pergunta Fixar, 2016). Sobre os projetos debatidos, a Biblioteca Braille concorre ao Prêmio Innovare 2016.

segunda-feira, 20 de junho de 2016

Selecionados Vestindo Cultura

Divulgamos as pessoas físicas e jurídicas a serem contratadas para o projeto Vestindo Cultura - 4ª edição (literatura e moda) na equipe de produção. E-mails serão enviados aos contemplados para envio de documentação. Aqueles que não estão listados abaixo não foram selecionados.

Diretora de produção: Beatriz Susanne
Coordenadora de produção: Marina Sakamoto
Secretária de produção: Ellen Christina Moreira
Agência de Comunicação: Solos
Contabilidade: Agnaldo Santos
Advogada: Fernanda Silva

Os livros selecionados foram divulgados em postagem do dia 28/05/2016.

Andrey do Amaral
Agenciamento literário e representação

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Sorocaba

Fui selecionado para compor o comitê de pareceristas da Secretaria de Cultura de Sorocaba-SP, como perito e consultor para projetos culturais. Meu trabalho de análise precisa e colaborativa tem surtido um efeito positivo em comunidades onde artistas de diversas linguagens culturais atuam para mudar a falta de acesso à cultura. Lutar por acesso a bens culturais é nossa missão.

 Link do Diário Oficial de Sorocaba de 17/06/2016.




Andrey do Amaral
Agenciamento literário e representação