Quem é Andrey do Amaral? Bibliotecário comunitário, agente literário, professor de literatura, etc

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
Andrey do Amaral (1976), professor de literatura, licenciado em Letras com pós-graduação em Língua Portuguesa, Gestão Cultural, Educação a Distância, Acessibilidade Cultural e um MBA em Marketing. Com seu trabalho, recebeu — entre outros — prêmios da Fundação Biblioteca Nacional (2002), Ministério da Cultura (2008), Fundação Casa de Rui Barbosa (2010), Letras Nordestinas (2011), Rede Solidária Anjos do Amanhã, da Vara de Infância e Juventude do TJDFT (2014) e indicado ao Prêmio Cultura e Cidadania da Secretaria de Cultura do DF (2018), II Prêmio Oliveira Silveira, Fundação Cultural Palmares, 2020. Presta consultoria sobre projetos sociais e editoriais, desenvolvendo produtos nessas áreas. Trabalhou nas Diretorias de Direitos Intelectuais e de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, ambas do MinC. É parecerista de projetos culturais do Ministério da Cultura, das Secretarias de Cultura do Distrito Federal e do Estado do Mato Grosso do Sul e dos municípios de Uruaçu-GO, Campo Grande-MS e Lages-SC. É também agente literário de grandes autores nacionais.

O que fazemos?

Este é nosso Ponto de Leitura, credenciado pelo Ministério da Cultura. O que fazemos aqui? Empréstimo, doação e venda de livros. Agenciamento literário sustentável, pensando em acessibilidade e no fomento cultural. Consultoria e representação. Promoções, matérias, reportagens, indicações, autores agenciados, licitações, prêmios literários, orientação, dicas sobre publicação e muito mais.

Clique no banner e compre na Livraria Cultura

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Mostra de Literatura em Itapoã

Nos dias 25 e 26 de setembro, nosso projeto Mostra de Literatura, já em fase final, esteve no Centro de Ensino Fundamental Zilda Arns para falar com a comunidade de Itapoã. Nós todos nos surpreendemos, pois, conforme a Direção da escola, cerca de 500 pessoas estiveram nos dois dias do projeto para ouvirem os escritores e saber um pouco mais da profissão de escritor.


No primeiro dia, Aguinaldo Tadeu e Custódia Wolney me acompanharam para falarmos sobre a importância do livro e da leitura em nossas vidas. Num segundo momento, em sala de aula, fizemos a convite da Direção oficinas sobre a profissão de escritor.

Tadeu, Wolney e Amaral

No detalhe da plaqueta entre Aguinaldo e Custódia, está a nossa Oficina de escritores do projeto Mostra de Literatura. Descobrimos três talentos de pessoas que gostam de escrever, mas nunca puderam conversar com um escritor.


Andrey do Amaral palestrando

No segundo dia de Mostra em Itapoã, crianças, jovens, adultos e idosos chegaram para ouvir Alex Bonifácio, autor de Pense grande. Alex conseguiu motivar a plateia com grandes histórias de pessoas de alto desempenho, em especial a da Dra. Zilda Arns, que dá nome à escola. Também apoiaram o evento a UNIP e o SEBRAE.

Andrey do Amaral
Agenciamento literário e representação