Quem é Andrey do Amaral? Bibliotecário comunitário, agente literário, professor de literatura, etc

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
Andrey do Amaral (1976), professor de literatura, licenciado em Letras com pós-graduação em Língua Portuguesa, Gestão Cultural, Educação a Distância, Acessibilidade Cultural e um MBA em Marketing. Com seu trabalho, recebeu — entre outros — prêmios da Fundação Biblioteca Nacional (2002), Ministério da Cultura (2008), Fundação Casa de Rui Barbosa (2010), Letras Nordestinas (2011), Rede Solidária Anjos do Amanhã, da Vara de Infância e Juventude do TJDFT (2014) e indicado ao Prêmio Cultura e Cidadania da Secretaria de Cultura do DF (2018), II Prêmio Oliveira Silveira, Fundação Cultural Palmares, 2020. Presta consultoria sobre projetos sociais e editoriais, desenvolvendo produtos nessas áreas. Trabalhou nas Diretorias de Direitos Intelectuais e de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, ambas do MinC. É parecerista de projetos culturais do Ministério da Cultura, das Secretarias de Cultura do Distrito Federal e do Estado do Mato Grosso do Sul e dos municípios de Uruaçu-GO, Campo Grande-MS e Lages-SC. É também agente literário de grandes autores nacionais.

O que fazemos?

Este é nosso Ponto de Leitura, credenciado pelo Ministério da Cultura. O que fazemos aqui? Empréstimo, doação e venda de livros. Agenciamento literário sustentável, pensando em acessibilidade e no fomento cultural. Consultoria e representação. Promoções, matérias, reportagens, indicações, autores agenciados, licitações, prêmios literários, orientação, dicas sobre publicação e muito mais.

Clique no banner e compre na Livraria Cultura

domingo, 28 de setembro de 2014

Evento de lançamento Meu primeiro dia de aula

O desejo de todo agente literário é ter autores em seu casting que sejam empenhados de apaixonados por sua obra. Isso, consequentemente, dá um maior destaque ao escritor dentro da editora. Este é o caso de Rafael Alvarenga, que escreveu Meu primeiro dia de aula, publicado pela Volta & Meia, selo da Editora Nova Alexandria.

No detalhe, Rafael Alvarenga autografando para um pequeno leitor

O lançamento oficial do livro aconteceu em 27/09 na Livraria Cultura do Shopping Casa Park no Guará II, Brasília-DF. Mais de 200 pessoas compareceram ao evento. Todos os exemplares que estavam disponíveis na livraria foram comprados pelo público presente. Segundo a própria Cultura, esse foi um dos maiores eventos que a loja já fez.

Autor e ilustrador também participam da Mostra de Literatura como voluntários

Em um processo de agenciamento literário, é importante paciência, humildade e parceria. Pelo menos essas são características fundamentais para mim que trabalho como agente literário. Autores arrogantes, cheios de si, prepotentes não chegam a lugar algum. Ainda bem que este não é o caso dos meninos do Meu primeiro dia de aula. Pelo empenho do escritor, a editora Volta & Meia irá fazer uma nova edição do livro. Quem se dedica tem êxito. E quem ganha são os leitores.


Andrey do Amaral
Agenciamento literário e representação