Sogra, quem não teve, certamente, terá. E, apesar de todo mundo saber que ela é um dos inúmeros problemas conjugais, inevitavelmente, ninguém escapa dela, seja no namoro, no noivado ou no casamento.
Exagero ou não, esse assunto é bem antigo. O escritor naturalista Aluísio Azevedo (1857-1913) provocou a sociedade quando lançou o romance Livro de uma sogra, publicado pela primeira vez em 1895. O livro galhofeiro de Aluísio foi um sucesso; para as sogras, o livro foi o fim. Infelizmente o Livro de uma sogra caiu no esquecimento. Hoje, são poucos os que conhecem esta obra naturalista. Nesse romance, aparece a figura da antológica D. Olímpia, que é o eterno tormento de seu genro, Leandro de Oviedo. A partir de D. Olímpia, o mito da sogra solidificou-se em nossa cultura popular.
Mais de cem anos depois, o escritor Andrey do Amaral lança o seu Como enlouquecer sua sogra, em homenagem aos genros e noras do mundo moderno. O título original deste livro era Resposta a D. Olímpia, porém, como o romance de Aluísio Azevedo está com sua última edição esgotada há vários anos, Andrey do Amaral preferiu ficar com o segundo título, mais sugestivo.
Nas estantes de todas as livrarias brasileiras, está o verdadeiro manual para agitar o convívio em família. Um guia que privilegia genros e noras (é claro!). Como enlouquecer sua sogra chegou para acabar com o martírio daqueles que sofrem com ela. Muitos sabem o que Amaral quer dizer; a diferença é que o autor trata do assunto com bastante humor e doses de ironia e sarcasmo, porém sem ofensas. Como enlouquecer sua sogra apresenta um humor saudável, que não deprecia a figura da sogra. Pode até ser lido na presença dela! O que ajuda a harmonizar o clima familiar. O mais engraçado é que as próprias sogras adoraram o livro. “Realmente perturbamos um pouco, mas é só um pouquinho!”, dizem elas.
Agora sua preocupação acabou. Como enlouquecer sua sogra é o “remédio” para a população nacional. Este livro além de engraçadíssimo, pode ser a solução para quem não tem sossego com a sogra. Para aqueles que a têm, Como enlouquecer sua sogra será um manual de estratégias. Aos que não a têm, Como enlouquecer sua sogra será um alerta e um aviso preventivo. Agora, o pior dessa história toda é que ela pode virar sua melhor amiga.