Quem é Andrey do Amaral? Bibliotecário comunitário, agente literário, professor de literatura, etc

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
Andrey do Amaral (1976), professor de literatura, licenciado em Letras com pós-graduação em Língua Portuguesa, Gestão Cultural, Educação a Distância, Acessibilidade Cultural e um MBA em Marketing. Com seu trabalho, recebeu — entre outros — prêmios da Fundação Biblioteca Nacional (2002), Ministério da Cultura (2008), Fundação Casa de Rui Barbosa (2010), Letras Nordestinas (2011), Rede Solidária Anjos do Amanhã, da Vara de Infância e Juventude do TJDFT (2014) e indicado ao Prêmio Cultura e Cidadania da Secretaria de Cultura do DF (2018), II Prêmio Oliveira Silveira, Fundação Cultural Palmares, 2020. Presta consultoria sobre projetos sociais e editoriais, desenvolvendo produtos nessas áreas. Trabalhou nas Diretorias de Direitos Intelectuais e de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, ambas do MinC. É parecerista de projetos culturais do Ministério da Cultura, das Secretarias de Cultura do Distrito Federal e do Estado do Mato Grosso do Sul e dos municípios de Uruaçu-GO, Campo Grande-MS e Lages-SC. É também agente literário de grandes autores nacionais.

O que fazemos?

Este é nosso Ponto de Leitura, credenciado pelo Ministério da Cultura. O que fazemos aqui? Empréstimo, doação e venda de livros. Agenciamento literário sustentável, pensando em acessibilidade e no fomento cultural. Consultoria e representação. Promoções, matérias, reportagens, indicações, autores agenciados, licitações, prêmios literários, orientação, dicas sobre publicação e muito mais.

Clique no banner e compre na Livraria Cultura

terça-feira, 11 de maio de 2021

4 projetos na programação da Biblioteca Beatriz Schwab

A Biblioteca Beatriz Schwab, uma iniciativa da Chamaeleon, inicia a campanha Mulheres Lendo Mulheres para democratizar o acesso ao livro e valorizar institucionalmente a leitura, incrementando seu valor simbólico como instrumento de mudança social para os atendidos do Instituto.

O objetivo desta campanha é enriquecer a programação cultural da biblioteca e promover o produto livro, disponível na plataforma nos formatos áudio e digital. Na Biblioteca Beatriz Schwab, estão disponíveis os conhecidos e-books e diversos audiolivros. Ambos formatos podem ser acessados de relógios inteligentes, celulares, tablets e computadores (mesa ou lap top). Os títulos são os melhores do mercado editorial e os escritores reconhecidos nacional e internacionalmente.

Com a pandemia, surgiu a necessidade de ofertar serviços de biblioteca aos leitores, que antes só poderiam pegar o livro fisicamente no instituto. Agora, a Chamaeleon já tem uma biblioteca digital para chamar de sua. Em 2021, a Tocalivros presenteou a organização com uma versão digital numa plataforma própria com mais de 5.000 e-books e 2.500 audiolivros - todos gratuitos caso o leitor ou a leitora faça um simples cadastro. Não há qualquer custo para o usuário desde que acessado pelo link da Biblioteca: https://bibliotecabeatrizschwab.tocalivros.com.

Essa biblioteca é um serviço gratuito, fruto da parceria com a Tocalivros, intermediada pela Ong Recode, também parceira do Instituto Chamaeleon. A programação da biblioteca conta ainda com o apoio em projetos transversais da editora Pergunta Fixar, do Selo Social e da Solos Comunicações. Durante a campanha, que vai até 30 de junho, serão promovidos quatro microprojetos com temas: 1) Livro, Leitura e Literatura; 2) Empreendedorismo; 3) Marketing e Publicidade e 4) Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Além do aspecto cultural, também há na proposta uma preocupação social. A cada 10 livros lidos, será doada uma cesta básica para pessoas em situação de vulnerabilidade. 

Mais informações em https://bibliotecabeatrizschwab.tocalivros.com ou nas redes sociais da Chamaeleon (Twitter, Facebook e Instagram).