Quem é Andrey do Amaral? Bibliotecário comunitário, agente literário, professor de literatura, etc

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
Andrey do Amaral (1976), professor de literatura, licenciado em Letras com pós-graduação em Língua Portuguesa, Gestão Cultural, Educação a Distância, Acessibilidade Cultural e um MBA em Marketing. Com seu trabalho, recebeu — entre outros — prêmios da Fundação Biblioteca Nacional (2002), Ministério da Cultura (2008), Fundação Casa de Rui Barbosa (2010), Letras Nordestinas (2011), Rede Solidária Anjos do Amanhã, da Vara de Infância e Juventude do TJDFT (2014) e indicado ao Prêmio Cultura e Cidadania da Secretaria de Cultura do DF (2018), II Prêmio Oliveira Silveira, Fundação Cultural Palmares, 2020. Presta consultoria sobre projetos sociais e editoriais, desenvolvendo produtos nessas áreas. Trabalhou nas Diretorias de Direitos Intelectuais e de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, ambas do MinC. É parecerista de projetos culturais do Ministério da Cultura, das Secretarias de Cultura do Distrito Federal e do Estado do Mato Grosso do Sul e dos municípios de Uruaçu-GO, Campo Grande-MS e Lages-SC. É também agente literário de grandes autores nacionais.

O que fazemos?

Este é nosso Ponto de Leitura, credenciado pelo Ministério da Cultura. O que fazemos aqui? Empréstimo, doação e venda de livros. Agenciamento literário sustentável, pensando em acessibilidade e no fomento cultural. Consultoria e representação. Promoções, matérias, reportagens, indicações, autores agenciados, licitações, prêmios literários, orientação, dicas sobre publicação e muito mais.

Clique no banner e compre na Livraria Cultura

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Prêmio Direitos Humanos 2016

Secretaria Especial de Direitos Humanos do Ministério da Justiça e Cidadania (SEDH/MJC) abriu nesta segunda-feira (26) as inscrições para o “Prêmio Direitos Humanos 2016”, maior condecoração do governo brasileiro às instituições e pessoas que empreenderam ações relevantes para a promoção e defesa dos direitos humanos no país. As indicações deverão ser feitas até o dia 14 de outubro, pelo formulário eletrônico.

Os indicados serão avaliados pela Comissão de Julgamento, presidida pela Secretária Especial de Direitos Humanos, Flávia Piovesan, que delibera sobre as pessoas ou instituições a serem agraciadas em conjunto com especialistas na área. Ano a ano as categorias do Prêmio são definidas em conformidade com a própria evolução da conquista dos Direitos Humanos no Brasil. O edital foi publicado nesta terça-feira (27), no Diário Oficial da União. No ano de 2016 serão 18 Categorias do “Prêmio Direitos Humanos”. Todos os agraciados recebem um certificado e uma obra de arte:

01. Direito à Memória e à Verdade
02.   Educação em Direitos Humanos
03.   Comunicação e Direitos Humanos
04.   Garantia dos Direitos da População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – LGBT
05.   Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente
06.   Garantia dos Direitos da Pessoa Idosa
07.   Inclusão da Pessoa com Deficiência
08.   Igualdade Racial
09.   Autonomia das Mulheres
10.   Garantia dos Direitos da População Indígena, Quilombolas e dos Povos e Comunidades Tradicionais
11.   Garantia dos Direitos da População em Situação de Rua
12.   Promoção e Respeito à Diversidade Religiosa
13.   Acesso à Documentação Civil Básica
14.   Defensores de Direitos Humanos - "Dorothy Stang"
15.   Prevenção e Combate à Tortura
16.   Combate e Erradicação ao Trabalho Escravo
17.   Segurança Pública, Acesso à Justiça e Combate à Violência
18.  Empresas e Direitos Humanos


Assessoria de Comunicação Social
www.sdh.gov.br
https://www.facebook.com/direitoshumanosbrasil

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Vaga para bolsista



CHAMAMENTO PÚBLICO PARA SELEÇÃO SIMPLIFICADA DE BOLSISTA
Edital 08/2016 - FAPDF


O Coordenador do projeto Legado do Homem e da Cidade da SELEÇÃO PÚBLICA DE PROPOSTAS DE PESQUISA HISTÓRICO-DOCUMENTAL SOBRE MEMÓRIA, IDENTIDADE CULTURAL E PATRIMÔNIO MATERIAL E IMATERIAL DE BRASÍLIA vem tornar público a seleção de 1 (um) bolsista para atuação junto ao projeto supracitado.

A seguir serão apresentados os detalhes.

Modalidade: Bolsa

Requisitos:
- Ter concluído o ensino médio completo.
- Ser maior de idade.
- Possuir até 20 horas mensais para dedicação ao projeto, pelo período de 12 (doze) meses.
- Ter cadastro no SIGPAF http://sigfapdf.fap.df.gov.br/.
- Possuir Currículo Lattes.
- Gostar de cultura, educação e pesquisa.
- Não acumular outra bolsa sob pena de exclusão do projeto.

Observação: não haverá quaisquer restrições quanto à idade, raça, ideologia, convicção religiosa ou ao gênero dos candidatos.

O curriculum vitae com respectivos contatos (telefone, e-mail, endereço, etc) deverá ser enviado obrigatoriamente para o e-mail andreydoamaral@gmail.com com o assunto: Bolsista.

Dúvidas podem ser elucidadas pelo telefone: (61) 9.8457-7131.

Valor da Bolsa: R$ 550,00 (quinhentos e cinquenta reais) mensais
Período de Duração: 12 (doze) meses, podendo ser renovado.
Local de trabalho: Brasília, Taguatinga e Gama.

Atividades a serem desenvolvidas:
- Apoio nas questões administrativas, documentais e de pesquisa do projeto.
- Acompanhamento e leitura de material a ser elaborado.
- Pesquisa e atualização de dados técnicos e biográficos.
- Serviços de monitoria e apoio aos alunos em fase de trabalho de conclusão de curso.
- Interar-se da legislação da Fundação de Apoio à Pesquisa.

Data limite e local para Inscrição: de 22 de setembro a 28 de setembro de 2016

Documentos Necessários para a inscrição:
- Comprovante de conclusão do ensino médio.
- Currículo (contendo telefone e e-mail para agendamento das entrevistas).

O candidato selecionado deverá apresentar outros documentos obrigatórios como documento oficial de identificação, comprovante de endereço, entre outros.

Da Seleção e Divulgação do Resultado:
A seleção dos inscritos se dará através da análise de currículo e de entrevista a ser agendada com cada inscrito. A divulgação do resultado acontecerá no dia 05/10/2016 no endereço eletrônico: http://andreydoamaral.blogspot.com.br/  
 

__________________________________
Andrey do Amaral dos Santos
Coordenador-Geral de Cultura e Comunicação do projeto Legado do Homem e da Cidade
Edital 08/2016 - FAPDF

Anexo I


MÊS
ATIVIDADES
HORAS MENSAIS*
1
Conhecimento das atividades referentes ao projeto. Auxílio na aquisição de material de expediente. Leitura do edital. Conhecimento de atribuições e funções de um bolsista, seguindo o exemplo no Manual do Bolsista do Prouni http://prouniportal.mec.gov.br/images/pdf/manual_bolsista_prouni.pdf
5
2
Dar suporte ao Coordenador-geral do projeto. Atividades de pesquisa no Gama para coleta de material do biografado. Auxílio na confecção dos banners.
5
3
Atividades de pesquisa no Gama para coleta de material do biografado. Dar suporte ao Coordenador-geral do projeto. Oferecer informações ao tutor acadêmico quando solicitado.
5
4
Atividades de pesquisa no Gama para coleta de material do biografado. Oferecer informações ao tutor acadêmico quando solicitado.  Auxílio em atividades de fotocópia. Dar suporte ao Coordenador-geral do projeto.
5
5
Dar subsídio para criação do catálogo, diagramação, arte, capa e projeto gráfico. Auxílio nas atividades do apoio técnico 1. Oferecer informações ao tutor acadêmico quando solicitado.
5
6
Auxílio nas atividades do apoio técnico 2. Oferecer informações ao tutor acadêmico quando solicitado. Dar suporte ao Coordenador-geral do projeto.
5
7
Auxílio nas atividades do apoio técnico 1. Dar suporte ao Coordenador-geral do projeto. Oferecer informações ao tutor acadêmico quando solicitado.
5
8
Oferecer informações ao tutor acadêmico quando solicitado. Dar suporte ao Coordenador-geral do projeto. Auxílio nas atividades do apoio técnico 2
5
9
Dar subsídio, quando necessário, na divulgação do projeto. Auxílio nas atividades do apoio técnico 1. Dar suporte ao Coordenador-geral do projeto. Oferecer informações ao tutor acadêmico quando solicitado.
5
10
Auxílio nas atividades do apoio técnico 2. Dar subsídio, quando necessário, na divulgação do projeto. Dar suporte ao Coordenador-geral do projeto. Oferecer informações ao tutor acadêmico quando solicitado.
5
11
Dar subsídio, quando necessário, na divulgação do projeto. Oferecer informações ao tutor acadêmico quando solicitado. Montagem de exposição na Biblioteca Braille Dorina Nowill de Taguatinga-DF (acessibilidade para cegos). Dar suporte ao Coordenador-geral do projeto.
5
12
Oferecer informações ao tutor acadêmico quando solicitado. Coleta de material para prestação de contas. Dar suporte ao Coordenador-geral do projeto.
5

* As horas poderão ser alteradas para melhor conveniência e execução do projeto conforme a demanda.