Quem é Andrey do Amaral? Bibliotecário comunitário, agente literário, professor de literatura, etc

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
Andrey do Amaral (1976), professor de literatura, licenciado em Letras com pós-graduação em Língua Portuguesa, Gestão Cultural, Educação a Distância, Acessibilidade Cultural e um MBA em Marketing. Com seu trabalho, recebeu — entre outros — prêmios da Fundação Biblioteca Nacional (2002), Ministério da Cultura (2008), Fundação Casa de Rui Barbosa (2010), Letras Nordestinas (2011), Rede Solidária Anjos do Amanhã, da Vara de Infância e Juventude do TJDFT (2014) e indicado ao Prêmio Cultura e Cidadania da Secretaria de Cultura do DF (2018), II Prêmio Oliveira Silveira, Fundação Cultural Palmares, 2020. Presta consultoria sobre projetos sociais e editoriais, desenvolvendo produtos nessas áreas. Trabalhou nas Diretorias de Direitos Intelectuais e de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, ambas do MinC. É parecerista de projetos culturais do Ministério da Cultura, das Secretarias de Cultura do Distrito Federal e do Estado do Mato Grosso do Sul e dos municípios de Uruaçu-GO, Campo Grande-MS e Lages-SC. É também agente literário de grandes autores nacionais.

O que fazemos?

Este é nosso Ponto de Leitura, credenciado pelo Ministério da Cultura. O que fazemos aqui? Empréstimo, doação e venda de livros. Agenciamento literário sustentável, pensando em acessibilidade e no fomento cultural. Consultoria e representação. Promoções, matérias, reportagens, indicações, autores agenciados, licitações, prêmios literários, orientação, dicas sobre publicação e muito mais.

Clique no banner e compre na Livraria Cultura

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Vai perder? Lá e Cá: Os Livros Viajantes



Mostra sobre a literatura portuguesa contemporânea para jovens e crianças é tema de Exposição no Sesc Santo André

“Lá e Cá: Os Livros Viajantes” marca o Ano de Portugal no Brasil



Brasil e Portugal têm muitas coisas em comum. Para demonstrar essas afinidades, os Chefes de Governo dos dois países instituíram o Ano de Portugal no Brasil, celebrado de 7 de dezembro de 2012, Dia da Independência do Brasil, até 10 de junho de 2013, Dia Nacional de Portugal. Com o intuito de promover a cultura e estreitar o relacionamento entre os países, o Ano de Portugal no Brasil desenvolverá, durante todo o período, um programa de atividades que receberam a chancela oficial, realizadas em diversas partes do território nacional.

No ABC, a mostra “Lá e Cá: Os Livros Viajantes” traz o olhar para o que de melhor tem sido produzido na literatura para crianças e jovens, e acontece no Sesc Santo André de 7 de fevereiro a 8 de abril. Com curadoria dos escritores e pesquisadores da cultura portuguesa José Santos e Selma Maria, a exposição divide-se em duas partes: a Área de Exposições recebe o trabalho de 25 ilustradores portugueses, com obras cedidas pela DGLAB – Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, ligada à Secretaria de Cultura de Portugal, exibidas em 2012 na Feira do Livro de Bolonha, na Itália; já na Biblioteca da Unidade, vários livros de autores consagrados, editados no Brasil e em Portugal, estarão disponíveis em malas de viagem, para consulta e apreciação do público visitante, mostrando a produção literária em ambos os países. Junto das publicações, um jogo de palavras instalado no piso da Biblioteca brinca com o idioma comum dos países, mostrando as diferenças existentes em uma mesma língua.

A proposta do Projeto Lá e Cá conta com uma programação integrada, que abarca contações de histórias, encontros com escritores e ilustradores brasileiros, oficinas de escrita, ilustração e construção de livros.

Confira a programação completa para o mês de fevereiro:


Contação de histórias


Era pois pois uma vez
São histórias cheias de aventuras, de mistério, de humor e astúcia. Um espetáculo interativo elaborado pela narradora Clara Haddad, brasileira radicada em Portugal, baseado em contos tradicionais portugueses.
Na Área de Convivência.
Livre para todos os públicos
Grátis.

06/02. Quarta, às 20h.

Rimas de Lá e de Cá
Numa deliciosa viagem entre Brasil e Portugal, artistas, contadores e cantores encontram-se para narrar histórias de lá e de cá. As histórias de cá são os ritmos brasileiros cantados, enquanto as histórias de lá são baseadas em obra inédita de José Jorge Letria, entremeadas ainda por contos de Antônio Torrado e Alice Vieira. Com o Grupo Parampará de Contação de Histórias.

Na Área de Convivência.
Livre para todos os públicos
Grátis.

16/02. Sábado, às 15h.
 



É o Rei Tadinho
Baseada na obra da escritora portuguesa Alice Vieira, conta as peripécias de um rei muito trapalhão e sua corte maluca. Com o Grupo Parampará de Contação de Histórias.
Na Área de Convivência.
Livre para todos os públicos
Grátis.

23/02. Sábado, às 15h.

Oficina de Cultura Digital

Zines e Livretos Digitais
A atividade pretende estimular o processo de criação e o uso da ilustração como ferramenta de desenvolvimento de uma linguagem autoral. Com o ilustrador Flavio Grão. Classificação: 10 anos. 15 vagas. Inscrições no local, pelo telefone (11) 4469-1264 ou pelo e-mail internetlivre@santoandre.sescsp.org.br.
Na Sala da Internet Livre.
Livre para todos os públicos
Grátis.

De 02/02 a 03/03. Sábados e domingos, das 13h às 15h30.



FICHA TÉCNICA


Curadoria: José Santos e Selma Maria
Produção Portugal: Dolores Papa - MD Produções
Produção Brasil: Anike Laurita
Assistente de Produção: Carolina Coutinho
Consultoria Literária: Ana Castro e Assunção Mendonça (DGLAB - Direção Geral de Arquivos, Livros e Bibliotecas de Portugal
Projeto Cenográfico e Execução:  Usina da Alegria Planetária - Renato Bolelli Rebouças, Beto Guilger, Kabila Aruanda, Irani Alves
Design Gráfico: Sato e Murilo Thaveria | Casadalapa

Curadoria do Projeto Original: Eduardo Filipe e Ju Godinho (Comissariado Portugal-Bolonha 2012)

Realização: Sesc

Pareceria Institucional: DGLAB

Chancela: Portugal-Brasil



SERVIÇO

Lá e cá: os livros viajantes

Data: De 7 de fevereiro a 8 de abril

Classificação etária: Livre
Grátis.



Sesc Santo André
Rua Tamarutaca, 302 - Vila Guiomar
Fone: (11) 4469-1200
Acesso para deficientes físicos
Estacionamento: R$ 3,00 a primeira hora e R$ 1,00 cada hora adicional (desconto de 50% para matriculados)