Andrey do Amaral: agente literário, autor, professor de literatura

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
Andrey do Amaral (1976), professor de literatura, licenciado em Letras com pós-graduação em Língua Portuguesa, Gestão Cultural, Educação a Distância, Acessibilidade Cultural e um MBA em Marketing. Com seu trabalho, recebeu — entre outros — prêmios da Fundação Biblioteca Nacional (2002), Ministério da Cultura (2008), Fundação Casa de Rui Barbosa (2010), Letras Nordestinas (2011). Além destes, a Vara de Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) concedeu-lhe um prêmio por suas iniciativas de projetos socioculturais (2014). Seus livros autorais foram publicados pela editora Ciência Moderna. Dedica-se à pesquisa da vida/obra do poeta paraibano Augusto dos Anjos. Presta consultoria sobre projetos sociais e editoriais, desenvolvendo produtos nessas áreas. Trabalhou nas Diretorias de Direitos Intelectuais e de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, ambas do MinC. É parecerista de projetos culturais do Ministério da Cultura, das Secretarias de Cultura do Distrito Federal e do Estado do Mato Grosso do Sul e dos municípios de Uruaçu-GO, Campo Grande-MS e Lages-SC. É também agente literário de grandes autores nacionais.

O que fazemos?

Venda de livros. Agenciamento literário sustentável, pensando em acessibilidade e no fomento cultural. Consultoria e representação. Promoções, matérias, reportagens, indicações, nossos autores agenciados, licitações, prêmios literários, orientação, dicas sobre publicação e muito mais.

Clique no banner e compre na Livraria Cultura

sábado, 16 de julho de 2011

Vagas no casting de autores

Os autores pensam, infelizmente, que o trabalho de um agente literário é simples. Algo mais ou menos assim: ligamos para a editora, conversamos 5 minutos sobre o livro agenciado e pronto. Depois de 3 meses a obra já está impressa e distribuída nos principais pontos de venda (PDV). Ledo engano.

Bom, não vou escrever todo o processo de publicação de um livro nesta mensagem (no livro Mercado Editorial - Guia para Autores você encontra outros detalhes). Mas quero registrar duas características que eu - como agente literário - mais admiro nos autores: humildade e paciência. Sem isso, parece que o trabalho do agente para, não se desenvolve. O que faz mover um agenciamento literário é a parceria e a cumplicidade entre autor e agente.

O escritor Moacir C. Lopes (1927-2010), que tive a honra de ser amigo e agente, era a mais pura representação de autor humilde. Por dez anos, eu cuidei de sua obra. Moacir faleceu em novembro passado. Ainda estou em negociação com os herdeiros para ver se eu continuo cuidando da obra do mestre. Que saudade!

Sem receio, digo que gosto de trabalhar com mulheres. Por isso, os trabalhos das autoras Kátia Xavier de Azevedo (Rio de Janeiro/RJ), Andréa Ascenção (São Paulo/SP) e Francine Cruz (Curitiba/PR) foram bem-sucedidos (as autoras são humildes e pacientes). Os homens são ansiosos demais e querem atropelar o trabalho do agente. Eles ligam para os editores sem a anuência do agente literário, querem determinar que o livro seja publicado até a data estipulada por eles, exigem certa editora sem perceber que o catálogo não tem relação com a obra deles, etc, etc, etc.

Ainda sim, meus caros autores, nosso cronograma de publicação para 2013 já está aberto. Isso mesmo! Eu escrevi 2013! Bom, se você tem um original ou livro interessante, faça contato. Contrate nossos serviços e seja publicado por editoras que têm distribuição nacional, que investem na sua obra e que contam com as estratégias do agente literário Andrey do Amaral. Sua carreira como escritor nunca mais será a mesma. Agora, se você ainda quiser continuar sendo independente, procure a gráfica mais próxima.

Andrey do Amaral, agenciamento e representação.
Muito além de agente literário!

PS1: não posso ser injusto com meus autores Affonso Romano, Alberto Bezerra de Melo, Carlos Bohm, Carlos Maltz, Edson Duarte e Rafael Mangini. Estes são o máximo e gentlemen;
PS2: depois do meu serviço de leitura crítica do livro/original (e quando o autor me contrata para representá-lo), conseguimos publicar 100% dos escritores agenciados por editoras comerciais. \o/



PUBLICIDADE: Compre no Submarino clicando aqui