Os autores pensam, infelizmente, que o trabalho de um agente literário é simples. Algo mais ou menos assim: ligamos para a editora, conversamos 5 minutos sobre o livro agenciado e pronto. Depois de 3 meses a obra já está impressa e distribuída nos principais pontos de venda (PDV). Ledo engano.
Bom, não vou escrever todo o processo de publicação de um livro nesta mensagem (no livro Mercado Editorial - Guia para Autores você encontra outros detalhes). Mas quero registrar duas características que eu - como agente literário - mais admiro nos autores: humildade e paciência. Sem isso, parece que o trabalho do agente para, não se desenvolve. O que faz mover um agenciamento literário é a parceria e a cumplicidade entre autor e agente.
O escritor Moacir C. Lopes (1927-2010), que tive a honra de ser amigo e agente, era a mais pura representação de autor humilde. Por dez anos, eu cuidei de sua obra. Moacir faleceu em novembro passado. Ainda estou em negociação com os herdeiros para ver se eu continuo cuidando da obra do mestre. Que saudade!
Sem receio, digo que gosto de trabalhar com mulheres. Por isso, os trabalhos das autoras Kátia Xavier de Azevedo (Rio de Janeiro/RJ), Andréa Ascenção (São Paulo/SP) e Francine Cruz (Curitiba/PR) foram bem-sucedidos (as autoras são humildes e pacientes). Os homens são ansiosos demais e querem atropelar o trabalho do agente. Eles ligam para os editores sem a anuência do agente literário, querem determinar que o livro seja publicado até a data estipulada por eles, exigem certa editora sem perceber que o catálogo não tem relação com a obra deles, etc, etc, etc.
Ainda sim, meus caros autores, nosso cronograma de publicação para 2013 já está aberto. Isso mesmo! Eu escrevi 2013! Bom, se você tem um original ou livro interessante, faça contato. Contrate nossos serviços e seja publicado por editoras que têm distribuição nacional, que investem na sua obra e que contam com as estratégias do agente literário Andrey do Amaral. Sua carreira como escritor nunca mais será a mesma. Agora, se você ainda quiser continuar sendo independente, procure a gráfica mais próxima.
Andrey do Amaral, agenciamento e representação.
Muito além de agente literário!
PS1: não posso ser injusto com meus autores Affonso Romano, Alberto Bezerra de Melo, Carlos Bohm, Carlos Maltz, Edson Duarte e Rafael Mangini. Estes são o máximo e gentlemen;
PS2: depois do meu serviço de leitura crítica do livro/original (e quando o autor me contrata para representá-lo), conseguimos publicar 100% dos escritores agenciados por editoras comerciais. \o/
acesse: mercadoeditorial.com.br