Quem é Andrey do Amaral? Bibliotecário comunitário, agente literário, professor de literatura, etc

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
Andrey do Amaral (1976), professor de literatura, licenciado em Letras com pós-graduação em Língua Portuguesa, Gestão Cultural, Educação a Distância, Acessibilidade Cultural e um MBA em Marketing. Com seu trabalho, recebeu — entre outros — prêmios da Fundação Biblioteca Nacional (2002), Ministério da Cultura (2008), Fundação Casa de Rui Barbosa (2010), Letras Nordestinas (2011), Rede Solidária Anjos do Amanhã, da Vara de Infância e Juventude do TJDFT (2014) e indicado ao Prêmio Cultura e Cidadania da Secretaria de Cultura do DF (2018), II Prêmio Oliveira Silveira, Fundação Cultural Palmares, 2020. Presta consultoria sobre projetos sociais e editoriais, desenvolvendo produtos nessas áreas. Trabalhou nas Diretorias de Direitos Intelectuais e de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, ambas do MinC. É parecerista de projetos culturais do Ministério da Cultura, das Secretarias de Cultura do Distrito Federal e do Estado do Mato Grosso do Sul e dos municípios de Uruaçu-GO, Campo Grande-MS e Lages-SC. É também agente literário de grandes autores nacionais.

O que fazemos?

Este é nosso Ponto de Leitura, credenciado pelo Ministério da Cultura. O que fazemos aqui? Empréstimo, doação e venda de livros. Agenciamento literário sustentável, pensando em acessibilidade e no fomento cultural. Consultoria e representação. Promoções, matérias, reportagens, indicações, autores agenciados, licitações, prêmios literários, orientação, dicas sobre publicação e muito mais.

Clique no banner e compre na Livraria Cultura

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Prêmio Fundação Casa de Rui Barbosa 2010

Mais uma vez quero compartilhar uma grande alegria para mim.
Hoje, fui agraciado com o Prêmio Fundação Casa de Rui Barbosa 2010 por minhas pesquisas sobre a vida e obra do poeta paraibano Augusto dos Anjos. Recebi menção honrosa com meu texto Singularíssima pessoa.

Meu trabalho já foi reconhecido por ilustres estudiosos do poeta, como Alexei Bueno (editor/escritor), Chico Viana (prof. Doutor UFPB), Raphael Rosa (museu Augusto dos Anjos, Leopondina/MG), Ronaldo Cunha Lima (ex-governador do Estado da Paraíba), Adauto Ramos (genealogista/PB) entre outros não menos importantes.

Minha pesquisa foi baseada em jornais e revistas da época de Augusto, bem como as cartas que ele escreveu para a mãe, principalmente, e para amigos e familiares. Descobri 3 poemas inéditos e uma infinidade de documentos, fotografias e registros publicados somente em periódicos, ou seja, nunca publicados em livro.

A entrega do prêmio será em novembro deste ano no Rio de Janeiro. Quando tiver detalhes da premiação, te mando novo e-mail. Eis o link da Casa de Rui Barbosa: http://www.casaruibarbosa.gov.br/template_01/default.asp?page=materia&VID_Secao=9&VNM_Secao=notícias&VID_Materia=1894
Link reduzido para o seu Twitter, Facebook, Orkut: http://migre.me/1us2f

Obrigado pelo carinho de sempre.

Andrey do Amaral, pesquisador
Agenciamento literário e representação

[...]