Ler é sempre bom
Em parceria com restaurante da Asa Norte, organização do Sudoeste arrecada fundos para programas sociais e, de quebra, leva muita cultura para associados
GUILHERME OLIVEIRA
goliveira@jornaldacomunidade.com.br Redação Jornal da Comunidade
Gelson e Beatriz tentam levar um pouco mais de cultura para clientes do Panelinha
Foto: © Gilda Diniz
A organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP) Chamaeleon, sediada na quadra 105 do Sudoeste, quer ajudar as pessoas. A entidade tem como área de atuação o trabalho com crianças e adolescentes vítimas de violência e abusos. Para concretizá-lo, organiza com frequência eventos beneficentes, e estabeleceu uma parceria com o restaurante Panelinha (localizado na 316 Norte), da qual nasceu o projeto social Confraria do Bem. O projeto age em duas frentes benéficas: a arrecadação de recursos para programas sociais e o incentivo à cultura.
A Chamaeleon nasceu quando a Rede Solidária Anjos do Amanhã, uma iniciativa da Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal, procurou o Instituto Angelità, outra entidade beneficente, para realizar atendimentos psicológicos com crianças e adolescentes. Com o tempo, a demanda cresceu, e a diretora do instituto, Beatriz Fernandes, decidiu transformar o trabalho em uma organização à parte. A origem do nome foi uma constelação. “Olhamos para o céu em busca de inspiração e decidimos por Chamaeleon. Foi uma boa escolha, porque já é uma história que podemos contar às crianças”, recorda Beatriz.
Sempre em busca de parceiros para manter o funcionamento da Chamaeleon, Beatriz se animou quando foi procurada por Gelson Leite, proprietário do Panelinha, que tinha uma ideia. “Acho que é dever de toda empresa assumir responsabilidade social. Quando pensei em criar um projeto nesse sentido, queria uma instituição séria. Eu já conhecia a Beatriz e admiro muito o trabalho dela, então sugeri a parceria”, explica Gelson. Daí surgiu a Confraria do Bem, um projeto que se baseia em um tripé de conceitos: gastronomia, arte e solidariedade.
A proposta da Confraria é trazer cultura para os comensais do Panelinha, o que se reverte em solidariedade. Nas terças-feiras há eventos com artistas dos mais variados ofícios. Músicos fazem apresentações sem cobrar couvert. Escritores dão palestras gratuitas e oferecem seus livros com desconto. “Os próprios artistas nos procuraram para participar do projeto, para ajudar”, conta Beatriz, animada. “É uma nova proposta de solidariedade. O cliente ajuda o outro, mas também faz bem a si mesmo”, explica Gelson. “Tentamos não contar histórias tristes, não reforçar a dor e o sofrimento que o nosso trabalho envolve. Queremos que as pessoas se divirtam, se sintam motivadas a ajudar”, completa Beatriz. A intenção da dupla é expandir o projeto para mais dias na semana.
No mês de fevereiro, a principal atração da Confraria do Bem é o livro O Máximo e as Máximas de Machado de Assis, do professor de literatura brasileira Andrey do Amaral. Os clientes podem adquirir a obra no restaurante com 30% de desconto, e a renda será revertida para a Chamaeleon. Além disso, o autor estará no restaurante no dia 23 de março para uma palestra sobre motivação e literatura.
SERVIÇO
Restaurante Panelinha: 3041-5070
Chamaeleon: 3234-2738 / 3361-0261
/ 3234-2060
No Blog da biblioteca itinerante, você encontrará notícias sobre nosso trabalho sociocultural, novidades dos escritores agenciados, projetos culturais, livros, contação de histórias, etc. Somos credenciados como Ponto de Leitura pelo Ministério da Cultura (DOU, nª 248, pág 110, seção 1, de 22 de dez. de 2008). Obrigado pela visita. Conheça também nossa página na internet www.andreydoamaral.com / Instagram: https://www.instagram.com/mostradeliteraturadf/
Quem é Andrey do Amaral? Bibliotecário comunitário, agente literário, professor de literatura, etc
- Andrey do Amaral
- Brasília, Distrito Federal, Brazil
- Andrey do Amaral (1976), professor de literatura, licenciado em Letras com pós-graduação em Língua Portuguesa, Gestão Cultural, Educação a Distância, Acessibilidade Cultural e um MBA em Marketing. Com seu trabalho, recebeu — entre outros — prêmios da Fundação Biblioteca Nacional (2002), Ministério da Cultura (2008), Fundação Casa de Rui Barbosa (2010), Letras Nordestinas (2011), Rede Solidária Anjos do Amanhã, da Vara de Infância e Juventude do TJDFT (2014) e indicado ao Prêmio Cultura e Cidadania da Secretaria de Cultura do DF (2018), II Prêmio Oliveira Silveira, Fundação Cultural Palmares, 2020. Presta consultoria sobre projetos sociais e editoriais, desenvolvendo produtos nessas áreas. Trabalhou nas Diretorias de Direitos Intelectuais e de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, ambas do MinC. É parecerista de projetos culturais do Ministério da Cultura, das Secretarias de Cultura do Distrito Federal e do Estado do Mato Grosso do Sul e dos municípios de Uruaçu-GO, Campo Grande-MS e Lages-SC. É também agente literário de grandes autores nacionais.
O que fazemos?
Este é nosso Ponto de Leitura, credenciado pelo Ministério da Cultura. O que fazemos aqui? Empréstimo, doação e venda de livros. Agenciamento literário sustentável, pensando em acessibilidade e no fomento cultural. Consultoria e representação. Promoções, matérias, reportagens, indicações, autores agenciados, licitações, prêmios literários, orientação, dicas sobre publicação e muito mais.
Clique no banner e compre na Livraria Cultura
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010
terça-feira, 2 de fevereiro de 2010
O Máximo e as Máximas de Machado de Assis, no Panelinha Restaurante
A Confraria do Bem está promovendo eventos literários-gastronômicos em favor da Chamaeleon, oscip que dá assistência a crianças e adolescentes vítimas de violência e maus-tratos.
Durante todo o mês de fevereiro, meu livro O Máximo e as Máximas de Machado de Assis será oferecido aos clientes junto com um prato, sugestão da casa. Nas livrarias esta obra custa R$ 49,00. No Panelinha, o preço é especial. Quem comprar o livro terá um desconto de 30%, saindo por R$ 34,30. Para os livros que forem somados à sua conta, toda a minha renda em direitos autorais será revertida para a Chamaeleon. Esse valor é extremamente importante para a manutenção dessa Ong.
Em março (terça-feira, 23), estarei novamente no Panelinha falando sobre motivação e literatura. Essa palestra é uma extensão do mês temático de fevereiro. Confirme já sua presença! Vamos ajudar.
Assim é a Confraria do Bem: une gastronomia, arte e solidariedade. Ser um confrade é exercer a responsabilidade social de forma divertida e prazerosa. Colaborem para um mundo melhor!
Esta ação tem apoio da Rede Solidária Anjos do Amanhã (TJDFT).
Panelinha Restaurante
SHCN 316, Bl E, lj 20.
Asa Norte, Brasília/DF
(61) 3041-5070
.
Promoção/concurso Mercado Editorial
Quer ganhar meu livro Mercado Editorial - Guia para Autores? Então acesse o site/Blog Livros e Literatura e deixe um comentário. Leia as instruções do concurso cultural, e torça para ser sorteado.
Assinar:
Postagens (Atom)