Receita para publicar um livro
Nahima Maciel
MERCADO EDITORIAL — GUIA PARA AUTORES
De Andrey do Amaral. Editora Ciência Moderna, 226 páginas. R$ 39.

Baseado na própria experiência como agente literário, Amaral parte da descrição do livro tal qual um produto no qual a embalagem é fundamental para despertar a curiosidade, passa pela divulgação por meio de um agente literário até chegar a um guia de endereços das principais editoras brasileiras, americanas, canadenses e portuguesas. “As pessoas me dizem que querem publicar um livro, mas publicar não significa que vai circular no mercado. O processo é muito longo. O livro pronto não significa o trabalho finalizado, tem o processo de divulgação, de formar leitores, tem a venda do livro, isso tudo é o que a gente chama de pós-livro impresso”, ensina.
Amaral resolveu se aventurar na carreira de agente literário há três anos. Depois de publicar Os máximos e as máximas de Machado de Assis e Novo e divertido acordo ortográfico pela editora Ciência Moderna, o autor começou a ajudar amigos na apresentação de livros ao mercado editorial. Hoje, trabalha com oito autores, entre eles Roger e Marcos Klein, integrantes do grupo de rock Ultraje a rigor, Moacir C. Lopes, autor de A ostra e o vento, e Carlos Matlz, ex-baterista do Engenheiros do Hawaí. “Ser agente literário é cuidar da carreira de algum autor, seja ele conhecido ou não, e introduzir um autor novo no mercado editorial”, explica.
Um agente literário costuma cobrar de 10 a 30% em cima dos direitos autorais para avaliar um material e iniciar sua divulgação. Amaral recebe cerca de dois e-mails por semana com pedidos de agenciamento. Cobra, primeiro, para avaliar o material. Depois, para começar a divulgação. “Tenho que avaliar, ler a obra, ver se tem uma resposta positiva do leitor para não passar furo para a editora. Imagina se indico um livro para uma editora e o livro não vende nada. O trabalho do agente é fazer um garimpo no mercado para saber o que vai vender e o que não vai.”
Dicas do autor:
Você precisa vender seu trabalho. Então, capriche na carta de apresentação que irá anexa ao excerto do seu original
Recusado o original pelo conselho, a obra é destruída para segurança do autor e também por falta de espaço físico no departamento
A sua ansiedade pode estragar a publicação ou uma indicação do agente
Antes de enviar sua carta, estabeleça quais são suas metas e seus objetivos para essa obra específica
Fonte: Jornal Correio Braziliense
Caderno Diversão & Arte (8/jan./2009)
...