Quem é Andrey do Amaral? Bibliotecário comunitário, agente literário, professor de literatura, etc

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
Andrey do Amaral (1976), professor de literatura, licenciado em Letras com pós-graduação em Língua Portuguesa, Gestão Cultural, Educação a Distância, Acessibilidade Cultural e um MBA em Marketing. Com seu trabalho, recebeu — entre outros — prêmios da Fundação Biblioteca Nacional (2002), Ministério da Cultura (2008), Fundação Casa de Rui Barbosa (2010), Letras Nordestinas (2011), Rede Solidária Anjos do Amanhã, da Vara de Infância e Juventude do TJDFT (2014) e indicado ao Prêmio Cultura e Cidadania da Secretaria de Cultura do DF (2018), II Prêmio Oliveira Silveira, Fundação Cultural Palmares, 2020. Presta consultoria sobre projetos sociais e editoriais, desenvolvendo produtos nessas áreas. Trabalhou nas Diretorias de Direitos Intelectuais e de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, ambas do MinC. É parecerista de projetos culturais do Ministério da Cultura, das Secretarias de Cultura do Distrito Federal e do Estado do Mato Grosso do Sul e dos municípios de Uruaçu-GO, Campo Grande-MS e Lages-SC. É também agente literário de grandes autores nacionais.

O que fazemos?

Este é nosso Ponto de Leitura, credenciado pelo Ministério da Cultura. O que fazemos aqui? Empréstimo, doação e venda de livros. Agenciamento literário sustentável, pensando em acessibilidade e no fomento cultural. Consultoria e representação. Promoções, matérias, reportagens, indicações, autores agenciados, licitações, prêmios literários, orientação, dicas sobre publicação e muito mais.

Clique no banner e compre na Livraria Cultura

quarta-feira, 27 de junho de 2018

BIG Festival

Andrey do Amaral no Big Festival

A editora Pergunta Fixar foi escolhida para participar de diversas atividades de networking e de conteúdo em um dos maiores eventos de jogos independentes da América Latina: o Brazil’s Independent Games Festival (BIG), que ocorre de 26 de junho a 1º. de julho no Centro Cultural São Paulo (SP) e no Centro Cultural Oi Futuro (RJ).  O festival promove workshops, palestras, rodadas de negócio, competição de jogos nacionais e internacionais. 
A Pergunta Fixar tem o apoio do Brazilian Publishers, projeto setorial de fomento à exportação de conteúdo editorial nacional, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O projeto fechou uma parceria com o BIG para integrar a participação das editoras no evento por meio de rodadas de negócios e sessões de pitching, que são apresentações voltadas para players do mercado com o objetivo de viabilizar futuras parcerias.
Durante o BIG, a editora realizará reuniões com desenvolvedores e produtoras de jogos, participará do Pitch de Book e de uma apresentação na sessão Do Livro à Tela com o case do livro “Um Soco na Alma” das autoras Beatriz Schwab e Wilza Meireles. Publicado pela Pergunta Fixar, a obra foi comprada pela Rede Globo e utilizada como referência bibliográfica para a novela “O Outro Lado do Paraíso”.
O publisher da Pergunta Fixar, Andrey do Amaral, afirma que o evento é uma oportunidade para integrar as linguagens culturais. “A indústria de jogos eletrônicos é muito versátil e pode absorver livros para serem desenvolvidos como jogos. Por isso, visualizamos uma oportunidade de adaptação de nossos títulos para os games”, disse.
Amaral também conta que a editora está em busca de inserir a nova literatura contemporânea no exterior e o Brazilian Publishers tem contribuído para esse objetivo. “Sem esse projeto, a Pergunta Fixar nunca teria tido a chance de participar de grandes eventos internacionais e de rodadas de negócios com editores do mundo”, detalha.
Em 2019, a editora vai publicar sua primeira obra internacional “A Idade da Chuva” com autoria da escritora franco-russa Olga de Benoist.