Quem é Andrey do Amaral? Bibliotecário comunitário, agente literário, professor de literatura, etc

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
Andrey do Amaral (1976), professor de literatura, licenciado em Letras com pós-graduação em Língua Portuguesa, Gestão Cultural, Educação a Distância, Acessibilidade Cultural e um MBA em Marketing. Com seu trabalho, recebeu — entre outros — prêmios da Fundação Biblioteca Nacional (2002), Ministério da Cultura (2008), Fundação Casa de Rui Barbosa (2010), Letras Nordestinas (2011), Rede Solidária Anjos do Amanhã, da Vara de Infância e Juventude do TJDFT (2014) e indicado ao Prêmio Cultura e Cidadania da Secretaria de Cultura do DF (2018), II Prêmio Oliveira Silveira, Fundação Cultural Palmares, 2020. Presta consultoria sobre projetos sociais e editoriais, desenvolvendo produtos nessas áreas. Trabalhou nas Diretorias de Direitos Intelectuais e de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, ambas do MinC. É parecerista de projetos culturais do Ministério da Cultura, das Secretarias de Cultura do Distrito Federal e do Estado do Mato Grosso do Sul e dos municípios de Uruaçu-GO, Campo Grande-MS e Lages-SC. É também agente literário de grandes autores nacionais.

O que fazemos?

Este é nosso Ponto de Leitura, credenciado pelo Ministério da Cultura. O que fazemos aqui? Empréstimo, doação e venda de livros. Agenciamento literário sustentável, pensando em acessibilidade e no fomento cultural. Consultoria e representação. Promoções, matérias, reportagens, indicações, autores agenciados, licitações, prêmios literários, orientação, dicas sobre publicação e muito mais.

Clique no banner e compre na Livraria Cultura

sábado, 12 de janeiro de 2013

Artesanato e literatura

Uma das grandes expressões de nossa cultura é o artesanato. Por meio dele, desenvolvemos junto à artesã Fernanda Carvalho a série Escritores. Serão miniaturas em porcelana fria, mais conhecida como Biscuit, de aproximadamente 20 cm de altura. O 1º representado será o astrólogo e escritor Francisco Seabra, autor do romance O Evangelho segundo a Astrologia (Logos 3, 2012).

A foto do astrólogo na orelha do livro e sua miniatura

Seabra começou a participar de eventos literários a partir da assessoria do agente literário Andrey do Amaral. Em dezembro de 2012, agente e escritor participaram da Feira do Livro de São Luís. Seabra foi a sensação do evento. Toda a mídia marannhense deu cobertura para as palestras e a participação de Seabra nos estandes da feira.

O autor em miniatura sobre a sua obra

As miniaturas em Biscuit são uma forma de divulgar a imagem dos escritores e guardar uma lembrança da personalidade. Os bonecos não são feitos em série, portanto são únicos. Cada miniatura tem sua singularidade e sua importência para o ofício dos mestres da palavra. 

Nosso trabalho com agenciamento literário vai muito além dos livros. Desenvolvemos a Economia Criativa e geramos renda para diversas pessoas que trabalham com arte. O artesanato, que ainda infelizmente é considerada uma arte menor, agora tem o valor devido por meio de ótimos artesãos e profissionais artistas plásticos. Veja matéria do Globo Cidadania (Rede Globo) sobre a valorização do artesanato regional, clicando aqui.

Encomende também a sua miniatura. Os bonecos têm em média 20 cm de altura e são todos personalizados. Para orçamentos detalhados, envie mensagem para o e-mail andrey@andreydoamaral.com e materialize sua figura como escritor(a). Aproveite.


Andrey do Amaral

Agenciamento e representação