Quem é Andrey do Amaral? Bibliotecário comunitário, agente literário, professor de literatura, etc

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
Andrey do Amaral (1976), professor de literatura, licenciado em Letras com pós-graduação em Língua Portuguesa, Gestão Cultural, Educação a Distância, Acessibilidade Cultural e um MBA em Marketing. Com seu trabalho, recebeu — entre outros — prêmios da Fundação Biblioteca Nacional (2002), Ministério da Cultura (2008), Fundação Casa de Rui Barbosa (2010), Letras Nordestinas (2011), Rede Solidária Anjos do Amanhã, da Vara de Infância e Juventude do TJDFT (2014) e indicado ao Prêmio Cultura e Cidadania da Secretaria de Cultura do DF (2018), II Prêmio Oliveira Silveira, Fundação Cultural Palmares, 2020. Presta consultoria sobre projetos sociais e editoriais, desenvolvendo produtos nessas áreas. Trabalhou nas Diretorias de Direitos Intelectuais e de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, ambas do MinC. É parecerista de projetos culturais do Ministério da Cultura, das Secretarias de Cultura do Distrito Federal e do Estado do Mato Grosso do Sul e dos municípios de Uruaçu-GO, Campo Grande-MS e Lages-SC. É também agente literário de grandes autores nacionais.

O que fazemos?

Este é nosso Ponto de Leitura, credenciado pelo Ministério da Cultura. O que fazemos aqui? Empréstimo, doação e venda de livros. Agenciamento literário sustentável, pensando em acessibilidade e no fomento cultural. Consultoria e representação. Promoções, matérias, reportagens, indicações, autores agenciados, licitações, prêmios literários, orientação, dicas sobre publicação e muito mais.

Clique no banner e compre na Livraria Cultura

quarta-feira, 21 de março de 2012

Estou na SeCult/BA

Estou indo para a Bahia. Faço parte da Comissão de Mérito da Secretaria de Cultura de lá na análise de projetos culturais como representante do Ministério da Cultura. Espero que minha contribuição tenha ótimos desdobramentos para a comunidade baiana. Abaixo a cópia da publicação no Diário Oficial do Estado, em 20/03/2012.

Andrey do Amaral


Programa Estadual de Incentivo ao
Patrocínio Cultural - FAZCULTURA

DECISÃO DA COMISSÃO GERENCIADORA DO PROGRAMA ESTADUAL DE INCENTIVO AO PATROCÍNIO CULTURAL - FAZCULTURA – EM 01/03/2012
RESOLUÇÃO: 057/2012
PROCESSO: 138-002/2011
PROPONENTE: Huol Criações e Produções Artísticas Ltda.
PROJETO: “JAM NO MAM 2012”
VALOR: R$ 320.000,00 (trezentos e vinte mil reais), que corresponde a 80% (oitenta por cento) do valor do projeto.
DECISÃO: APROVADO.

Fundação Pedro Calmon – Centro de Memória e Arquivo Público da Bahia – FPC

Resumo de Portarias
PORTARIA Nº. 074 /2012

O DIRETOR GERAL DA FUNDAÇÃO PEDRO CALMON - CENTRO DE MEMÓRIA E ARQUIVO PÚBLICO DA BAHIA - FPC, no uso de suas atribuições, RESOLVE:

Nomeia a Comissão de Mérito para o Edital Nº004/2011 - Prêmio Mais Cultura de Pontos de Leitura do Estado da Bahia, a ser composta pelos seguintes membros:

REPRESENTANTES DO MINISTÉRIO DA CULTURA
- Adriana Magalhães Cordeiro
- Andrey do Amaral dos Santos

REPRESENTANTES DO GOVERNO DA BAHIA / SECRETARIA DE CULTURA
- Daniela Matos
- Gleise Oliveira

REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL
- Myriam Fraga
- Lindinalva Barbosa

UBIRATAN CASTRO DE ARAÚJO
Diretor Geral


PORTARIA Nº  75/2012

A Presidente da Comissão Especial do REDA designada pela portaria nº 147/2008 de 13.06.08, do Diretor Geral da Fundação Pedro Calmon – Centro de Memória e Arquivo Público da Bahia, no uso de suas atribuições,

R E S O L V E:

Convocar a candidata maria madalena R. de magalhães s. neta para comparecer na sede da Fundação Pedro Calmon – Centro de Memória e Arquivo Público da Bahia, Av. Sete de Setembro, nº 282, Ed. Brasilgás - Centro, no dia 21 de março do ano corrente às 14 horas, munida dos documentos originais e cópias exigidas no Edital do Processo Seletivo Simplificado para Contratação de Técnico Auxiliar Assuntos Culturais para município de Salvador, publicado no Diário Oficial do Estado em 13 de janeiro de 2011, para realização de exames pré-admissionais, tendo em vista rescisão do Contrato de Trabalho da servidora Yasmina Aras do Prado.

Comissão Especial DO REDA, 19 de março de 2012.
Erica Karina Andrade de Souza
Presidente da Comissão.   

Fonte: Diário Oficial da Bahia: http://www.egba.ba.gov.br/diario/DO20/DO_frm0.html

quinta-feira, 15 de março de 2012

Antologia do Cordel Brasileiro

Marco Haurélio é especialista em cordel com diversas publicações neste estilo entre livros e folhetos. Ministra cursos e palestra sobre os principais cordelistas brasileiros. É um dos autores mais requisitados e seus livros são publicados pelas melhores editoras do país. É também um dos autores de que eu mais gosto, e tenho orgulho de ser amigo. Abaixo informações sobre o lançamento Antologia do Cordel Brasileiro (Global, 2012). Espero você e seus amigos por lá.



Andrey do Amaral
Agenciamento e representação

sexta-feira, 9 de março de 2012

Antologia do Cordel Brasileiro

A Global Editora, mantendo seu firme propósito de publicar temas ligados à brasilidade, leva a literatura de cordel mais uma vez às livrarias. Sob a organização do poeta, cordelista e pesquisador da cultura popular brasileira Marco Haurélio, Antologia do cordel brasileiro chega ao catálogo da editora.
          Para os envolvidos e estudiosos do assunto, são notórias a dúvida e as discussões acerca da origem do cordel. De onde veio? Como surgiu? Quando foi seu início? O que se sabe com segurança é que a literatura de cordel é uma arte cada vez mais presente e manifestada nas feiras e praças não só do Nordeste como também em outras regiões do Brasil.
          Marco Haurélio coligiu os textos desta antologia de maneira que o resultado mostrasse ao leitor quanto está apurada a literatura de cordel no Brasil. Os textos que compõem a coletânea são assinados por cordelistas de diferentes gerações. A obra é totalmente ilustrada com xilogravuras de Erivaldo, um dos nomes mais representativos dessa arte e o responsável por mais de uma centena de ilustrações em livros e folhetos de cordel.
          Como não poderia deixar de ser, Leandro Gomes de Barros, considerado por muitos o pioneiro deste gênero, abre o livro com o cordel “O soldado jogador”. Também estão presentes na Antologia do cordel brasileiro histórias de José Pacheco, Manoel D’Almeida Filho, Antônio Teodoro dos Santos, Francisco Sales Arêda e Manoel Pereira Sobrinho. A força da atual geração de cordelistas é verificada nos textos de Pedro Monteiro,  Rouxinol do Rinaré, Arievaldo Viana, Evaristo Geraldo da Silva e Klévisson Viana, entre outros.
Nesta obra, o leitor terá acesso a um conjunto variado de cordéis, desde aqueles inspirados no conto maravilhoso, ou conto de fadas, como outros em que predominam mitos da Grécia Antiga e até alguns que deitam raízes nas histórias de animais.
Marco Haurélio chama a atenção do leitor para a importância desta antologia por ser a primeira a apresentar autores de todas as gerações do cordel no Brasil: “Os poetas contemporâneos, em especial, quase sempre são deixados de lado pelos estudiosos, que se embaraçam na busca pelas origens do cordel, ou se perdem no labirinto de obviedades dos que confundem este gênero com a poesia matuta ou com o canto improvisado dos repentistas”.
Diferente do que muitos pensam, a literatura de cordel está cada vez mais viva e, nos últimos anos, tem ultrapassado a fronteira dos folhetos e dos livros. Prova disso é a sua presença marcante em diferentes manifestações artísticas. Em 2011, a telenovela Cordel Encantado, veiculada pela Rede Globo, obteve índices consideráveis de audiência. Neste ano de 2012, no Carnaval do Rio de Janeiro, a tradicional escola de samba Acadêmicos do Salgueiro, representada pelas cores vermelho e branco, levará à Marquês de Sapucaí o tema “Cordel Branco e Encarnado”.
_____________________________________

Sobre o organizador: Marco Haurélio, poeta popular baiano, professor, folclorista e editor, é um dos nomes de maior destaque na literatura de cordel da atualidade. Ministra oficinas e palestras sobre cordel e cultura popular em todo o Brasil. É autor de vários livros para adultos e crianças. Pela Global Editora, publicou Meus romances de cordel, uma coletânea de suas melhores composições.
Título:                    ANTOLOGIA DO CORDEL BRASILEIRO
Organização:          MARCO HAURÉLIO
Editor:                   Gustavo Henrique Tuna
Páginas:                 256
Preço:                    R$ 37,00                                                                                  
Público-alvo:          Público em geral, sobretudo estudiosos e pesquisadores da cultura popular
   


Guilherme Loureiro
Assessor de Imprensa
Global Editora / Editora Gaia / Gaudi Editorial
Rua Pirapitingui, 111 – Liberdade
01508-020 – São Paulo – SP
Tels.: 11-3382-5802 ou 11 3277-7999 ramal 209
Andrey do Amaral
Agenciamento e representação

segunda-feira, 5 de março de 2012

O Dono do Rádio, Fnac


Aguinaldo Tadeu lançou seu premiado livro de contos em dezembro de 2011 na Livraria Leitura, em Brasília (a obra já está disponível em toda a rede). Depois, lançou-o em Minas Gerais, nas cidades de Belo Horizonte, Lamim e Congonhas. Todos os eventos foram um sucesso de público. Agora, Aguinaldo Tadeu está de volta a Brasília para autografar seu livro O Dono do Rádio. O contista estará nesta quarta-feira (07 de março, às 19h30) na Livraria Fnac do ParkShopping, em Brasília, para um bate-papo com os leitores. Seus contos foram premiados pela Fundação Nacional das Artes (Funarte) em 2010. Aguinaldo é um talento da literatura nacional que já está sendo descoberto por muitos leitores. Abaixo o convite para o lançamento do livro. Te espero lá.


Serviço: Giostri Editora

Andrey do Amaral
Agenciamento e representação