Quem é Andrey do Amaral? Bibliotecário comunitário, agente literário, professor de literatura, etc

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
Andrey do Amaral (1976), professor de literatura, licenciado em Letras com pós-graduação em Língua Portuguesa, Gestão Cultural, Educação a Distância, Acessibilidade Cultural e um MBA em Marketing. Com seu trabalho, recebeu — entre outros — prêmios da Fundação Biblioteca Nacional (2002), Ministério da Cultura (2008), Fundação Casa de Rui Barbosa (2010), Letras Nordestinas (2011), Rede Solidária Anjos do Amanhã, da Vara de Infância e Juventude do TJDFT (2014) e indicado ao Prêmio Cultura e Cidadania da Secretaria de Cultura do DF (2018), II Prêmio Oliveira Silveira, Fundação Cultural Palmares, 2020. Presta consultoria sobre projetos sociais e editoriais, desenvolvendo produtos nessas áreas. Trabalhou nas Diretorias de Direitos Intelectuais e de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, ambas do MinC. É parecerista de projetos culturais do Ministério da Cultura, das Secretarias de Cultura do Distrito Federal e do Estado do Mato Grosso do Sul e dos municípios de Uruaçu-GO, Campo Grande-MS e Lages-SC. É também agente literário de grandes autores nacionais.

O que fazemos?

Este é nosso Ponto de Leitura, credenciado pelo Ministério da Cultura. O que fazemos aqui? Empréstimo, doação e venda de livros. Agenciamento literário sustentável, pensando em acessibilidade e no fomento cultural. Consultoria e representação. Promoções, matérias, reportagens, indicações, autores agenciados, licitações, prêmios literários, orientação, dicas sobre publicação e muito mais.

Clique no banner e compre na Livraria Cultura

quarta-feira, 30 de março de 2011

Autora do rock é minha autora \o/

Andréa Ascenção já é notícia nacional. Biógrafa da banda Ultraje a Rigor, Andréa já é resenhada por grandes jornalistas. Seu livro sairá pela editora Belas Letras. A autora é representada pelo agente literário Andrey do Amaral.

30/03/2011 - 09h28

Livro "Ultraje a Rigor" vem com letras e fotos curiosas

FABIANA SERAGUSA
especial para a Livraria da Folha

A música "Inútil" nasceu no banheiro, em 1982, quando Roger Moreira resolveu cantarolar e explorar a sonoridade da palavra que virou título. Depois, foi uma declaração de Pelé ("os brasileiros não estão preparados para votar") que inspirou parte dos outros versos.

No livro "Ultraje a Rigor - Nós Vamos Invadir Sua Praia" (Belas Letras), que chega às lojas em 25 de abril, dá para garimpar diversos outros detalhes da carreira da banda, além de ver fotos um tanto quanto curiosas.

Como a de 1987, logo após apresentação no programa do Chacrinha, onde Maurício, Roger e Serginho Serra aparecem de batom, blush e olhos bem maquiados.

                                           João Caldas/Folhapress

A biografia também vem cheia de letras de músicas, reunidas em 352 páginas coloridas que mostram os quase 30 anos do grupo. Dá para eleger o período mais interessante? O vocalista Roger diz que o destaque é justamente a história toda e como eles se mantiveram coerentes. "Até no nome, Ultraje a Rigor, que foi escolhido por acreditarmos que nos definia bem, debochados, divertidos, mas também sérios no que fazíamos", conta.

Ah, e quem se lembra daquele show surpresa que a banda fez na marquise do shopping Top Center, na Paulista, que causou grande congestionamento em março de 1987? Está no livro, documentado com depoimentos e fotos.

Será que eles pensam em repetir a dose? "Não, embora tenha sido muito divertido e bacana de fazer. Mas, como você sabe, 'a história só se repete como farsa'", responde o vocalista, que confirmou, na última sexta-feira (25), a participação do Ultraje no novo programa de Danilo Gentili, que estreia em maio na Band.

Autora "do rock"
Quando a jornalista Andréa Ascenção resolveu escrever um livro, em 2007, já sabia que seria sobre rock. Depois de notar que o Ultraje ainda não tinha uma biografia, decidiu que seu tema seria "a banda representante do rock nacional, que se tornou atemporal".

A autora paulistana, de 24 anos, destaca o "humor sensacional" do grupo como diferencial. "A visão de mundo pode até ser bastante parecida com a de outros artistas, mas a forma como a expressam em letra e melodia é muito particular, e eu me identifico com ela", conta.

"Ultraje a Rigor - Nós Vamos Invadir Sua Praia"
Autora: Andréa Ascenção
Editora: Belas Letras
Páginas: 352
Quanto: R$ 49,90
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha

Andrey do Amaral, agenciamento e representação
Levando autores a mares nunca d'antes navegados