Aprendizes da Boca do Mato - samba enredo de 1959
Enredo: Machado de Assis
Compositor: Martinho da Vila
Um grande escritor do meu país
Está sendo homenageado
Joaquim Maria Machado de Assis
Romancista consagradoNascido em 1839
Lá no morro do Livramento
A sua lembrança nos comove
Seu nome jamais cairá no esquecimento
Lara ...Lara ...Lara ...Lara ...Lara ...
Lara ...Lara ...Lara ...Lara ...Lara ...
Já faz tantos anos faleceu
O filho de uma humilde lavadeira
Que no cenário das letras escreveu
O nome da literatura brasileira
De Dom Casmurro foi autor
Da Academia de Letras
Foi sócio fundador
Depois ocupou a presidência
Tendo demonstrado
Grande competência
Ele foi o literato-mor
Suas obras lhe deram
Reputação
Quincas Borba, Esaú e Jacó
A Mão e a Luva, A Ressurreição
Ele tinhaInspiração absoluta
Escrevia com singeleza e graça
Foi sempre uma figura impoluta
De caráter sem jaça
No Blog da biblioteca itinerante, você encontrará notícias sobre nosso trabalho sociocultural, novidades dos escritores agenciados, projetos culturais, livros, contação de histórias, etc. Somos credenciados como Ponto de Leitura pelo Ministério da Cultura (DOU, nª 248, pág 110, seção 1, de 22 de dez. de 2008). Obrigado pela visita. Conheça também nossa página na internet www.andreydoamaral.com / Instagram: https://www.instagram.com/mostradeliteraturadf/
Quem é Andrey do Amaral? Bibliotecário comunitário, agente literário, professor de literatura, etc
- Andrey do Amaral
- Brasília, Distrito Federal, Brazil
- Andrey do Amaral (1976), professor de literatura, licenciado em Letras com pós-graduação em Língua Portuguesa, Gestão Cultural, Educação a Distância, Acessibilidade Cultural e um MBA em Marketing. Com seu trabalho, recebeu — entre outros — prêmios da Fundação Biblioteca Nacional (2002), Ministério da Cultura (2008), Fundação Casa de Rui Barbosa (2010), Letras Nordestinas (2011), Rede Solidária Anjos do Amanhã, da Vara de Infância e Juventude do TJDFT (2014) e indicado ao Prêmio Cultura e Cidadania da Secretaria de Cultura do DF (2018), II Prêmio Oliveira Silveira, Fundação Cultural Palmares, 2020. Presta consultoria sobre projetos sociais e editoriais, desenvolvendo produtos nessas áreas. Trabalhou nas Diretorias de Direitos Intelectuais e de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, ambas do MinC. É parecerista de projetos culturais do Ministério da Cultura, das Secretarias de Cultura do Distrito Federal e do Estado do Mato Grosso do Sul e dos municípios de Uruaçu-GO, Campo Grande-MS e Lages-SC. É também agente literário de grandes autores nacionais.
O que fazemos?
Este é nosso Ponto de Leitura, credenciado pelo Ministério da Cultura. O que fazemos aqui? Empréstimo, doação e venda de livros. Agenciamento literário sustentável, pensando em acessibilidade e no fomento cultural. Consultoria e representação. Promoções, matérias, reportagens, indicações, autores agenciados, licitações, prêmios literários, orientação, dicas sobre publicação e muito mais.