Quem é Andrey do Amaral? Bibliotecário comunitário, agente literário, professor de literatura, etc

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
Andrey do Amaral (1976), professor de literatura, licenciado em Letras com pós-graduação em Língua Portuguesa, Gestão Cultural, Educação a Distância, Acessibilidade Cultural e um MBA em Marketing. Com seu trabalho, recebeu — entre outros — prêmios da Fundação Biblioteca Nacional (2002), Ministério da Cultura (2008), Fundação Casa de Rui Barbosa (2010), Letras Nordestinas (2011), Rede Solidária Anjos do Amanhã, da Vara de Infância e Juventude do TJDFT (2014) e indicado ao Prêmio Cultura e Cidadania da Secretaria de Cultura do DF (2018), II Prêmio Oliveira Silveira, Fundação Cultural Palmares, 2020. Presta consultoria sobre projetos sociais e editoriais, desenvolvendo produtos nessas áreas. Trabalhou nas Diretorias de Direitos Intelectuais e de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, ambas do MinC. É parecerista de projetos culturais do Ministério da Cultura, das Secretarias de Cultura do Distrito Federal e do Estado do Mato Grosso do Sul e dos municípios de Uruaçu-GO, Campo Grande-MS e Lages-SC. É também agente literário de grandes autores nacionais.

O que fazemos?

Este é nosso Ponto de Leitura, credenciado pelo Ministério da Cultura. O que fazemos aqui? Empréstimo, doação e venda de livros. Agenciamento literário sustentável, pensando em acessibilidade e no fomento cultural. Consultoria e representação. Promoções, matérias, reportagens, indicações, autores agenciados, licitações, prêmios literários, orientação, dicas sobre publicação e muito mais.

Clique no banner e compre na Livraria Cultura

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

6ª Feira do Livro de São Luís

Mais uma vez estaremos com nossos autores na Feira do Livro de São Luís, um dos eventos mais charmosos do Maranhão e do país. Destacamos a participação de Francisco Seabra, autor de O Evangelho segundo a Astrologia (Logos 3, 2012), e de Affonso Romano de Sant'Anna, o top da literatura nacional. Em outras edições, estiveram presentes Francine Cruz, Custódia Wolney, Alberto Bezerra de Melo e Kátia Xavier, além de Andrey do Amaral - agente literário e escritor que atuou como consultor da feira e da Fundação Municipal de Cultura de São Luís. Participar desse evento é uma alegria para escritores e leitores. Conheça mais sobre a Feira na reportagem abaixo:

Escritores nacionais integram a programação da 6ª Feira do Livro de São Luís

Durante dez dias, o público visitante da Feira do Livro de São Luís terá a oportunidade de participar de sessões literárias, debates e bate-papos informais com seus escritores preferidos. Entre os autores nacionais foram convidados a discutir temas como processo de criação, ideias, livros, personagens e gêneros em sessões descontraídas e perto dos seus leitores, nomes como: Afonso Romano de Sant’Anna, Ricardo Chacal, Francisco Seabra, Anna Maria Brasil e Alexandre Azevedo.


Fotografia: Alberto Nicolino

“Só um grande evento como a Feira do Livro para possibilitar o encontro de grandes protagonistas: autores, escritores, poetas, jornalistas e pensadores, com o público leitor. Por meio da Feira, buscamos manter a tradição desse passado literário, que vem desde Gonçalves Dias e daquela geração que perpetuou São Luís como a Atenas Brasileira”, ressalta o presidente da Fundação Municipal de Cultura (Func), Euclides Moreira Neto.

Além dos convidados nacionais, cerca de trinta escritores locais também integram a programação da Feira com lançamento e relançamentos de livros, bate-papo e roda de conversa. Entre eles, destaque para professores e estudantes da rede municipal de ensino, que lançarão livros como “Mestre Felipe por ele mesmo”, de Sérgio Luís da Costa e “São Luís, 400 anos em cordel”, dos alunos da UEB São Raimundo.


Escritores Nacionais – Entre os escritores convidados para a 6ª edição da Feira, o destaque vai para Francisco Seabra e Ricardo Chacal, que participam pela primeira vez do evento. O astrólogo e escritor Francisco Seabra falará sobre o livro “O Evangelho segundo a Astrologia”, que versa sobre a vida de Jesus de Nazaré e apresenta também uma audaciosa versão sobre os fatos contidos no Novo Testamento a respeito do nascimento, vida, morte e suposta ressurreição do Messias. A partir de um documento real – o mapa astral de Jesus, calculado por Jean Baptiste Morin de Villefranche, no século XVII – Francisco Seabra faz um cotejamento entre os dados encontrados e os fatos narrados pelas escrituras. O resultado é uma história tocante, na qual o Nazareno aparece como um místico que encanta multidões e provoca o ódio em líderes políticos e religiosos de Israel.


Editora Logos 3, R$ 45,00

Já o roteirista, poeta, escritor, performer e produtor cultural Ricardo Chacal falará sobre sua produção artística e literária em seus 41 anos de carreira. Com catorze livros publicados, Chacal trabalhou como roteirista para TV Globo e TV Educativa. Como produtor cultural e performer, idealiza, dirige ou se apresenta em diversos eventos no Brasil e em países como Estados Unidos, Argentina e Equador. Além disso, tem parcerias musicais com grandes nomes da MPB e do Rock como Blitz, Lulu Santos, Barão Vermelho, 14 Bis, Fernanda Abreu, Moraes Moreira, entre outros. Na Feira, versará sobre seu livro de poemas “Murundum”, lançado este ano.

Programação variada – Seminários, palestras, programação infantil, teatro, música e mais de setenta mil títulos expostos para comercialização também integraram a programação do maior evento literário do Estado. A Feira do Livro de São Luís acontece, este ano, no período de 23 de novembro a 02 de dezembro, no Ceprama (Madre Deus) e traz como tema “São Luis, 400 anos escrevendo nos livros sua história”.

Promovido pela Prefeitura de São Luís, por meio da Func, a Feira conta com a correalização do Serviço Social do Comércio e da Secretaria de Estado do Turismo, e a parceria da Vale, Ministério Público, Associação dos Livreiros do Estado do Maranhão, Secretaria Municipal de Educação, Academia Maranhense de Letras e Associação Maranhense de Ciências Contábeis.


Andrey do Amaral
Agenciamento e representação

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

A nova literatura

Sempre é bom haver renovação. E nossa literatura também não pode ficar fora disso. É incrível a jovialidade, criatividade e motivação de novos escritores como: Francine Cruz (Livro Amor, Maybe), Paula Vendramini (Devoy, Kassan), Gustavo Brasman e Gustavo Norris (Senhores de Castelo), Tâni Fallabelo (Rosa Imortal) e Simone Marques (Os Deuses do Mar). 

A caminhada literária é árdua e longa. Engana-se o escritor que pensa que ao lançar um livro o trabalho já está pronto. Ao contrário, depois de lançar seu livro é aí que começa a difícil jornada.

Um agente literário sempre é uma boa opção para orientar os passos do autor iniciante. O agente é uma espécie de coaching na carreira literária.
.
O evento com os novos escritores aconteceu em meio a um bate-papo coletivo, leve e descontraído sobre o cenário literário nacional. A mesa foi mediada por Anna Carolina Schermak, editora chefe do blog Pausa Para um Café http://pausaparaumcafe.com.br/

O evento foi realizado na Livraria Cultura do Shopping Curitiba no dia 17/11/2012 às 17h. Após o bate-papo, houve sessão de autógrafos com os autores. Destacamos a participação da maravilhosa Francine Cruz, incansável divulgadora de ações de literatura. Parabéns a todos e vamos em frente!

Diversos escritores no evento

Livros dos autores participantes
Amor, Maybe em destaque

Copyright das fotografias: Divulgação. Fonte: Blog Francine Cruz

Andrey do Amaral
Agenciamento e representação

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Resultado do Prêmio Economia Criativa

Saiu hoje (13/11/2012), no Diário Oficial da União, o resultado das melhores práticas em Economia Criativa, do Edital de Fomento a Iniciativas Empreendedoras, do qual faço parte como membro julgador. Além de reconhecer as melhores iniciativas de cultura com foco na economia, o edital fez um mapeamento de diversas atividades de pessoas que trabalham em prol do fazer cultural como meio de vida. Por que não se pode viver financeiramente daquilo que produzimos com cultura? 
Há escritores que vivem dos seus direitos autorais, há pintores que vivem de suas telas, há bailarinos que vivem de sua dança, há atores que vivem de suas peças, há diretores que vivem de suas produções, há gestores culturais que vivem de seus gerenciamentos em cultura; enfim, é possível viver de nossas artes e ainda termos retorno financeiro de nossos produtos.
A sociedade começa a entender a importância de se valorizar o fazer cultural como profissão. Esse edital foi desenvolvido e executado pela Secretaria de Economia Criativa (SEC), do Ministério da Cultura, a qual tem como objetivo tornar a cultura um eixo estratégico nas políticas públicas de desenvolvimento do Estado brasileiro. Parabéns aos vencedores, aos servidores da SEC e a todos os envolvidos nessa empreitada. A comissão de avaliação e seleção foi divulgada na Seção 1, pág 19, do DOU.
Fonte 1: Diário Oficial da União, 13 de novembro de 2012, Seção 1, pág. 19
Fonte 2: site Ministério da Cultura
Andrey do Amaral
Agenciamento e representação

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Nosso Ponto de Leitura com mais 500 títulos

Neste mês de novembro, nosso Ponto de Leitura (que leva o meu nome) recebeu mais de 500 títulos entre livros e audiolivros para nossos projetos de incentivo à leitura e inclusão social. Parte desta aquisição é de produções em áudio com títulos das editoras Universidade Falada, Livro Falante e AudioLivro. Assim, promovemos a difusão com os cegos. 

Agora temos já mais de 5.000 obras para servir nossos leitores de projetos sociais. Trabalhamos com a diversidade cultural e valorização da leitura. O Ponto não tem um gênero definido, mas nosso forte são romances, livros infantojuvenis e autoajuda - embora tenhamos livros em todas as áreas do conhecimento.

O foco do Ponto de Leitura Andrey do Amaral para 2013 serão os asilos e a formação de leitores da 3ª idade. Já que os governos não fazem nada ou pouco fazem, é minha missão levar cultura às minorias e aos excluídos. É o pouco que faço que ajuda a fazer este mundo melhor. Agradecimentos à Livraria Leitura, nossa parceira de todas as horas. \o/

O agente literário recebendo 500 títulos para seu Ponto de Leitura

Serviço:
Para doação de livros, envie material para
Rua CSB 6, lotes 1E2, Concorde 210
Taguatinga, Brasília/DF
CEP 72.015-565

Andrey do Amaral
Agenciamento e representação