Quem é Andrey do Amaral? Bibliotecário comunitário, agente literário, professor de literatura, etc

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
Andrey do Amaral (1976), professor de literatura, licenciado em Letras com pós-graduação em Língua Portuguesa, Gestão Cultural, Educação a Distância, Acessibilidade Cultural e um MBA em Marketing. Com seu trabalho, recebeu — entre outros — prêmios da Fundação Biblioteca Nacional (2002), Ministério da Cultura (2008), Fundação Casa de Rui Barbosa (2010), Letras Nordestinas (2011), Rede Solidária Anjos do Amanhã, da Vara de Infância e Juventude do TJDFT (2014) e indicado ao Prêmio Cultura e Cidadania da Secretaria de Cultura do DF (2018), II Prêmio Oliveira Silveira, Fundação Cultural Palmares, 2020. Presta consultoria sobre projetos sociais e editoriais, desenvolvendo produtos nessas áreas. Trabalhou nas Diretorias de Direitos Intelectuais e de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, ambas do MinC. É parecerista de projetos culturais do Ministério da Cultura, das Secretarias de Cultura do Distrito Federal e do Estado do Mato Grosso do Sul e dos municípios de Uruaçu-GO, Campo Grande-MS e Lages-SC. É também agente literário de grandes autores nacionais.

O que fazemos?

Este é nosso Ponto de Leitura, credenciado pelo Ministério da Cultura. O que fazemos aqui? Empréstimo, doação e venda de livros. Agenciamento literário sustentável, pensando em acessibilidade e no fomento cultural. Consultoria e representação. Promoções, matérias, reportagens, indicações, autores agenciados, licitações, prêmios literários, orientação, dicas sobre publicação e muito mais.

Clique no banner e compre na Livraria Cultura

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

2012, eu estou te esperando

2011 foi um ano de muitas vitórias e alegrias. Agradeço aos amigos pelo carinho de sempre. Meu último dia do ano foi hoje. Estou saindo de férias, devendo retornar em breve. Como me escreveu meu amigo prof. Doutor Chico Viana (PB), se 2012 for uma reedição de 2011, já está excelente. Agradeço a Deus por minha vida saudável e feliz. A frase da camiseta e da ecobag que estou usando é Eu me ligo em cultura, presentes que ganhei da Daysi Bregantini (editora da Revista Cult). Que nossos próximos anos sejam repletos de música, livros, filmes, teatro e toda e qualquer forma de fazer Arte.

Andrey do Amaral no Congresso Nacional, em 29/12/2011
Andrey do Amaral
Agenciamento e representação

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Comissão do Edital de Livrarias

Muito trabalho para a Comissão de Seleção e Avaliação reunida para a análise de projetos do Edital de Programação Cultural de Livrarias do Ministério da Cultura (MinC). Projetos dos quatro cantos do Brasil com programação regional, valorizando escritores locais e fomentado a cadeia produtiva do livro. Abaixo a foto com os membros da Comissão.


Na sala de reuniões da Diretoria de Livro, Leitura e Literatura do MinC, estavam na sequência o editor Rey Vinas, o psicólogo e servidor Thiago, o produtor João Reis III, o agente literário Andrey do Amaral, o escritor Carlos Bohm, a romancista Custódia Wolney e a professora Kátia Xavier de Azevedo. Bons profissionais engajados na cultura nacional. Obrigado pela participação de vocês.

Andrey do Amaral
Agenciamento e representação

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

O dono do rádio

Aguinaldo Tadeu é um autor estreante e já premiado. Seus contos foram premiados pela Fundação Nacional das Artes (Funarte) em 2010. A Giostri Editora não perdeu tempo e apostou nesse novo talento da literatura nacional. Abaixo o convite para o lançamento do livro. Você é meu convidado. Te espero lá.



Andrey do Amaral
Agenciamento e representação

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

5ª Feira do Livro de São Luís, parte III

A 5ª Feira do Livro de São Luís consagra-se como espaço da diversidade literária. Além de escritores maranhenses, o evento reuniu um elenco de literatos de diversos estados do Brasil. Representantes de diversas editoras do Brasil garantiram presença no evento, que já faz parte do calendário cultural do Brasil.

O representante editorial Andrey do Amaral trouxe quatro escritores para a Feira. Segundo ele, o evento é mais uma oportunidade de o Brasil conhecer o que vem sendo produzido no Brasil. “Há muitos escritores no Brasil. Muitos livros sendo produzidos e temos que compartilhar todo esse trabalho”, contou.

Uma das escritoras trazidas por Andrey do Amaral foi Kátia Xavier. Autora de Aletramento Materno, a autora veio a São Luís explicar parte da pesquisa que desenvolveu que resultou na publicação. “O que queremos ressaltar é que a alfabetização deve começar nos primeiros dias do nascimento, numa perspectiva de alfabetização natural”, diz.

Ela afirma, com base em pesquisas, que o método de alfabetização que se vem adotando acaba por prejudicar o aprendizado infantil. “Ensinar com letra ‘de forma’ e passar para a cursiva deixa um vácuo no aprendizado. O processo de alfabetização acaba prejudicado. O correto é começar desde o berço. Daí meu livro chamar-se Aletramento Materno”, explica Kátia Xavier.

Outra autora presente na Feira foi Francine Cruz. Autora de Amor, Maybe, romance juvenil passado nos Estados Unidos e no Brasil, a escritora foi uma das mais prestigiadas da Casa do Escritor. “Meu romance trata da história de dois adolescentes norteamericanos, que se mudam para o Brasil, local, onde a história de amor se consolida. Quis falar sobre esses dois países porque todas as referências que tenho sobre romances adolescentes peguei de autores americanos, mas tenho uma influência forte de José de Alencar”, explica Francine Cruz.

Alberto Bezerra de Melo trouxe a primeira parte de sua trilogia, A Colheita dos Anjos, para a 5ª Feira do Livro. O ousado romance aborda religião e princípios para falar sobre fé e princípios religiosos. “Venho gestando esse projeto desde 2008 e lancei ano passado. A obra acabou gerando um audiolivro, que estamos lançando aqui, na Feira de São Luís”, conta.

Custódia Wolney, por sua vez, trouxe Kalunga, seu segundo romance histórico, para a 5ª Feira do Livro de São Luís. “Para escrever a história fiz uma intensa pesquisa na comunidade Kalunga. Fiquei hospedada na casa de uma das mais antigas moradoras de lá, que me contou a história e curiosidades do povo Kalunga, detalhes preciosos para meu romance”, diz ela, cujas obras têm fundo histórico.

Por Junior Vieira
 
Fonte: site oficial da 5ª Feira de São Luís/MA

domingo, 4 de dezembro de 2011

5ª Feira do Livro de São Luís, parte II

Encerrada hoje (04/12) a 5ª Feira do Livro de São Luís/MA. Convidados pela Fundação de Cultura (FunC), os autores Francine Cruz (PR), Custódia Wolney (DF), Alberto Bezerra de Melo (AM) e Kátia Xavier de Azevedo (RJ) abrilhantaram a programação oficial da Feira, promovendo um intercâmbio cultural. Também esteve presente com o grupo o agente literário Andrey do Amaral, que conduziu o bate-papo nas palestras dos autores. Para a 6ª edição da Feira em 2012, já estão confirmados outros autores agenciados por Andrey do Amaral. 

Andrey do Amaral
Agenciamento e representação

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

5ª Feira do Livro de São Luís, parte I

Para abrilhantar a programação da 5ª Feira do Livro de São Luís (MA), o agente literário Andrey do Amaral está levendo em excursão 4 de seus autores agenciados. São eles: Kátia Xavier de Azevedo, autora de Aletramento materno (Ciência Moderna, 2011), Alberto Bezerra de Melo, autor do romance A colheita dos anjos (Ibrasa, 2010 / AudioLivro, 2011), Francine Cruz, autora de Amor, Maybe (Ícone, 2011) e Custódia Wolney, autora do sucesso Kalunga (Ícone, 2011). Os autores debaterão suas obras com leitores maranhenses, explicando como é o processo de criação em um bate-papo super legal.

Por um imprevisto, nosso autor Edson Duarte (ex-Deputado Federal pelo PV-BA) não poderá estar presente para autografar O sumiço do Coleirinha (Nova Alexandria, 2011). Alguns de nossos autores já estão confirmados para a 6ª edição da feira.

Esperamos todos no dia 3/12 (sábado) às 16h. Venha buscar o seu autógrafo. Todos os livros citados acima estão à venda nas melhores livrarias em papel e/ou em formatos alternativos.







Andrey do Amaral
Agenciamento e representação