Quem é Andrey do Amaral? Bibliotecário comunitário, agente literário, professor de literatura, etc

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
Andrey do Amaral (1976), professor de literatura, licenciado em Letras com pós-graduação em Língua Portuguesa, Gestão Cultural, Educação a Distância, Acessibilidade Cultural e um MBA em Marketing. Com seu trabalho, recebeu — entre outros — prêmios da Fundação Biblioteca Nacional (2002), Ministério da Cultura (2008), Fundação Casa de Rui Barbosa (2010), Letras Nordestinas (2011), Rede Solidária Anjos do Amanhã, da Vara de Infância e Juventude do TJDFT (2014) e indicado ao Prêmio Cultura e Cidadania da Secretaria de Cultura do DF (2018), II Prêmio Oliveira Silveira, Fundação Cultural Palmares, 2020. Presta consultoria sobre projetos sociais e editoriais, desenvolvendo produtos nessas áreas. Trabalhou nas Diretorias de Direitos Intelectuais e de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, ambas do MinC. É parecerista de projetos culturais do Ministério da Cultura, das Secretarias de Cultura do Distrito Federal e do Estado do Mato Grosso do Sul e dos municípios de Uruaçu-GO, Campo Grande-MS e Lages-SC. É também agente literário de grandes autores nacionais.

O que fazemos?

Este é nosso Ponto de Leitura, credenciado pelo Ministério da Cultura. O que fazemos aqui? Empréstimo, doação e venda de livros. Agenciamento literário sustentável, pensando em acessibilidade e no fomento cultural. Consultoria e representação. Promoções, matérias, reportagens, indicações, autores agenciados, licitações, prêmios literários, orientação, dicas sobre publicação e muito mais.

Clique no banner e compre na Livraria Cultura

sábado, 18 de outubro de 2014

Nas bordaduras de um botão

O agente literário Andrey do Amaral produziu um livro lindo e emocionante. Graficamente com grande diferencial, em papel couche especial e capa flex, o livro Nas bordaduras de um botão mistura linguagens artísticas: a poética e a fotográfica. A obra é de autoria da atriz, apresentadora de TV e professora universitária Karla Calasans.

Preço sugerido de R$ 45,00 impresso e R$ 28,00 na versão digital

Nas bordaduras de um botão foi publicado pela Logos 3 e já está disponível para venda nas Livrarias Cultura, Curitiba, da Travessa, Jet Books, Gato Sabido, Buqui entre outras. O lançamento oficial será dia 18 de outubro, às 17h, no Clube do Canto e da Canção (SMPW, Qd 07, Conj. 02, Lote 5E).

Andrey do Amaral
Agenciamento literário e representação

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Meu primeiro dia de aula em contação de histórias

Aconteceu no Dia das Crianças, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, em Brasília, a contação de histórias com Rafael Alvarenga, autor de Meu primeiro dia de aula, publicado pelo selo Volta e Meia, da Editora Nova Alexandria.



Depois do sucesso do lançamento, houve uma contação na Cultura do Shopping Casa Park. O autor é um encantador de pais e crianças. A suavidade de sua voz embala nossos ouvidos como cantiga que nos deixa feliz. Rafael tem jeito com crianças; talvez por isso seu livro já é um sucesso. 


Rafael Alvarenga é um escritor talentoso que já marcou presença no cenário do mercado editorial brasileiro. Esse tem talento e vida longa no ramo do livro.

Andrey do Amaral
Agenciamento literário e representação

domingo, 12 de outubro de 2014

Mostra de Literatura termina

Neste domingo, 12 de outubro, Dia das Crianças, encerramos o nosso projeto Mostra de Literatura. A última apresentação aconteceu na Vila Telebrasília, depois de percorrer outras sete cidades (Ceilândia, Estrutural, Guará, Itapoã, Varjão, Vila Planalto e Taguatinga).


O curador da Mostra com moradores da Vila Telebrasília

O Jornal de Brasília, prestigiado veículo de comunicação do Distrito Federal, divulgou o evento. Além de Vinicius de Moraes, iremos homenagear outros poetas e escritores com a declamação de versos e contação de histórias.

Edição de domingo, nº 14.106, 12/10/2014, pág 23.

Abaixo, mais duas fotos da Mostra na Vila Telebrasília.

Banda marcial da igreja Adventista se apresentando junto com a Mostra

Praça da República. Ao fundo a Associação de Moradores

Nosso projeto chega ao fim, mas nossas ações culturais continuarão. Todas as cidades atendidas já nos chamaram para reaplicar o projeto. Isso é sinal de que tudo deu certo. Nossos contatos permanecerão os mesmos e nosso sítio na internet ficará ativo por longo tempo. Agradeço a quem nos ajudou. Muito obrigado!

Andrey do Amaral
Agenciamento literário e representação

sábado, 11 de outubro de 2014

Mostra de Literatura na Vila Telebrasília

É neste domingo, Dia das Crianças, o encerramento do nosso projeto Mostra de Literatura. Que pena. tudo foi muito bom. Amanhã estaremos com a comunidade da Vila Telebrasília para falar do nosso amor aos livros. Te espero lá.



Andrey do Amaral
Agenciamento literário e representação

Contação de história

Espero vocês lá.



Andrey do Amaral
Agenciamento literário e representação

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Mostra de Literatura no Varjão 2

Hoje (09/10) pela manhã, de 7h30 às 10h, a comunidade do Varjão e alunos, professores e operadores da educação da Escola Classe 01 receberam hoje (09/10) pela manhã, nosso projeto Mostra de Literatura. A TV Brasil cobriu o evento, entrevistando o curador Andrey do Amaral, os escritores principais (Custódia Wolney e Aguinaldo Tadeu) e alguns alunos da escola.

Andrey do Amaral falando para a plateia





O curador da Mostra concedendo entrevista para a TV Brasil


Andrey do Amaral
Agenciamento literário e representação

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Mostra de Literatura no Varjão

Nosso projeto vai para a penúltima cidade: o Varjão. Escritores participantes estarão na Mostra de Literatura na Escola Classe do Varjão para falarmos de literatura e nosso amor aos livros. O público da escola são os pequenininhos do quarto e quinto anos. Vai ser uma festa! A TV Brasil já confirmou presença. O evento é aberto a toda comunidade e gratuito. Faremos sorteio de livros e doação de obras para a biblioteca da escola. Estaremos lá no período matutino a partir de 8h. Detalhes no banner abaixo:


Andrey do Amaral
Agenciamento literário e representação


sábado, 4 de outubro de 2014

Rádio Cultura DF 100,9 FM divulga a Mostra

A Rádio Cultura de Brasília, 100,9 FM, divulgou nossa Mostra de Literatura no Boletim da Educação. O programa foi ao ar no dia 03/10/2014 às 10h32, mas o boletim será repetido ao longo da programação. O coordenador-geral e curador do projeto Andrey do Amaral foi entrevistado pela jornalista Jacqueline Pontevedra, explicando a importância de formar novos leitores por meio de boas histórias. Isso, é claro, o projeto agradece a colaboração dos escritores Francine Cruz, André Giusti, Aguinaldo Tadeu, Marco Haurélio, Alex Bonifácio e Custódia Wolney, convidados especiais para as atividades nas escolas. Estes são escritores comprometidos com sua arte e com o público leitor. Por isso mesmo eles se destacam no mercado editorial e obtiveram maior prestígio na Mostra de Literatura. Mais detalhes na Fan Page da Mostra de Literatura. Aperte o Play no ícone abaixo e escute o programa.



Andrey do Amaral
Agenciamento literário e representação